Temperaturas na Europa sobem acima do dobro da média global

Eventos climáticos -- na maioria inundações e tempestades -- afetaram mais de meio milhão de pessoas e causaram danos económicos na ordem dos 50 mil milhões de dólares.

As temperaturas na Europa aumentaram mais do que o dobro da média global nos últimos 30 anos, sendo “dona” do maior aumento entre os cinco continentes. Eventos climáticos — na maioria inundações e tempestades — afetaram mais de meio milhão de pessoas e causaram danos económicos na ordem dos 50 mil milhões de dólares só no ano passado.

Estas conclusões são apresentadas no estudo Estado do Clima, feito pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), produzido em parceria com o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus e relativo a 2021. No período entre 1991 e 2021, as temperaturas na Europa aqueceram em cerca de 0,5 graus centígrados (°C) por década.

“A Europa apresenta um retrato de um mundo a aquecer e lembra-nos que até sociedades bem preparadas não estão a salvo dos impactos de eventos climáticos extremos”, afirma o secretário-geral da WMO, Petteri Taalas, citado em comunicado, ao mesmo tempo que relembra as ondas de calor e seca que assolaram o Velho Continente em 2021. Segundo o relatório, estão a ser criadas condições para fogos “mais frequentes, intensos e devastadores, com consequências socioeconómicas e ecológicas significativas”.

As ondas de calor são descritas como os fenómenos climáticos mais mortíferos, “particularmente no oeste e sul da Europa”, tendo em conta a coexistência de três fatores: a subida de temperatura, a urbanização do território e o envelhecimento da população. Doenças como alergias têm também tendência a ser cada vez mais comuns como consequência do aumento de temperatura.

Numa nota mais positiva, a Europa é considerada “uma das regiões ais avançadas” na cooperação além-fronteiras, sendo que por isso é dos continentes mais eficazes na execução de sistemas de alerta, pelo que 75% da população está protegida desta forma, dizem as mesmas entidades.

Em paralelo, o relatório assinala que os países europeus têm conseguido reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Em 2020, estas emissões tinham decrescido 31% e comparação com os níveis de 1990, quando o objetivo é uma redução de 55% até 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Temperaturas na Europa sobem acima do dobro da média global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião