Gasóleo desce 4 cêntimos na próxima semana, mas a gasolina vai ficar 2,5 cêntimos mais cara

Para a semana deverá pagar 1,901 euros por litro de gasóleo simples e 1,842 euros por litro de gasolina simples 95. Mas estes valores ainda vão ser revistos para incorporar os novos descontos no ISP.

Na próxima semana, quando for abastecer à bomba, vai ter boas e más notícias. Tudo depende do combustível que usa no seu veículo. Se encher o tanque com gasóleo, então vai gastar um pouco menos, já que é esperada uma descida de quatro cêntimos por litro. Mas se o combustível é gasolina, prepare-se, então, pois vai ter de pagar mais 2,5 cêntimos por litro, avançou ao ECO fonte do mercado.

Assim, deverá passar a pagar 1,901 euros por litro de gasóleo simples e 1,842 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Mas os preços ainda vão sofrer um ajustamento, não só para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, o Executivo deverá anunciar esta sexta-feira os novos descontos a aplicar no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. Com a chegada do mês de novembro será feita uma nova revisão dos apoios que resulta da aplicação da fórmula criada pelo Executivo.

Esta sexta-feira, refira-se, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, seguem a subir 3,46% para os 97,95 dólares por barril, face a um declínio do dólar e ao prolongamento dos riscos de abastecimento, embora os receios de recessão e aumento dos surtos de Covid-19 na China mantenham as cotações do ouro negro sob controlo.

Não é muito habitual que os preços dos dois combustíveis tenham desempenhos contrários, mas a menor pressão sobre o diesel, o combustível mais usado para aquecimento na Europa, tendo em conta as temperaturas mais amenas deste inverno, ajudam a explicar esta evolução divergente.

A evolução dos combustíveis a partir da próxima segunda-feira surge após uma descida dos preços dos combustíveis esta semana: O gasóleo desceu 1,5 cêntimo e a gasolina desceu 1,8 cêntimos.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo desce 4 cêntimos na próxima semana, mas a gasolina vai ficar 2,5 cêntimos mais cara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião