Câmara da Figueira da Foz alvo de ciberataque

  • Lusa
  • 7 Novembro 2022

“Não encerrámos os serviços, mas é impossível consultar processos e os munícipes estão a ser informados”, disse Santana Lopes.

Um grave ataque informático ao município da Figueira da Foz atingiu no domingo a generalidade dos serviços, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes.

Segundo o autarca, serão precisos “alguns dias” para que o gabinete informático consiga repor a normalidade e faça o levantamento do que se terá perdido, uma vez que o ataque atingiu “alguns backups”.

“Não encerrámos os serviços, mas é impossível consultar processos e os munícipes estão a ser informados”, disse Santana Lopes, salientando que pediu aos trabalhadores para se manterem nos seus postos.

O presidente da autarquia adiantou que o município cumpre os requisitos de cibersegurança e que foram notificadas as entidades competentes e efetuada participação à Polícia Judiciária. O ataque, de acordo com o autarca, foi iniciado no sábado e concretizado no domingo, afetando os serviços todos.

Até hoje à tarde, ainda não tinha sido reivindicado nenhum resgate por parte dos piratas informáticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara da Figueira da Foz alvo de ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião