Gasolina sobe esta semana apesar da redução da carga fiscal sobre combustíveis

Tendo em conta os novos descontos na carga fiscal sobre os combustíveis, afinal esta segunda-feira o gasóleo vai descer 7,8 cêntimos, mas a gasolina mantém tendência de subida – 1,1 cêntimos.

Com a chegada de um novo mês houve nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis. Assim, a partir desta segunda-feira o litro de gasóleo vai baixar 3,8 cêntimos e da gasolina 1,4 cêntimos pela via fiscal. No entanto, tendo em conta os preços do brent e a cotação do euro face ao dólar, estas mexidas não garantem uma anulação da subida do preço da gasolina.

De acordo com as informações avançadas ao ECO por fonte do mercado, esta semana era esperada uma descida de quatro cêntimos no gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal e uma subida de 2,5 cêntimos do litro de gasolina. Mas tendo em conta os novos descontos a aplicar na carga fiscal que incide sobre os combustíveis, isto significa que afinal, esta segunda-feira o gasóleo vai descer 7,8 cêntimos, mas a gasolina mantém a tendência de subida – 1,1 cêntimos.

Isto significa que quando chegar à bomba para abastecer deverá pagar 1,863 euros por litro de gasóleo simples e 1,828 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. No entanto, recorde-se que os preços ao consumidor final podem diferir de posto de abastecimento para posto de abastecimento.

Com esta descida significa que é necessário recuar a 10 de outubro para encontrar o preço do diesel mais barato (1,856). Já a gasolina interrompe assim as duas semanas de descidas consecutivas que retiraram 6,9 cêntimos ao preço do litro da gasolina simples 95.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina sobe esta semana apesar da redução da carga fiscal sobre combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião