1s1 Energy completa ronda de investimento de 2,15 milhões e acelera projeto de hidrogénio verde em Portugal

A fabricante portuguesa de sistemas de eletrólise de água para hidrogénio verde completou uma ronda de investimento 2,15 milhões de dólares. Faber e CSN Inova são os principais investidores.

A fabricante portuguesa de sistemas de eletrólise de água para a produção de hidrogénio verde completou uma ronda de investimento 2,15 milhões de dólares (cerca de 2,49 milhões de euros). De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, a Faber e CSN Inova são os principais investidores, com a participação da Asiri LLC, Gibson Lane GmbH, Aquarius Capital, e Ecoa Capital.

O financiamento, informa a nota, vai permitir à 1s1 Energy Portugal completar as fases de planeamento do Hy2Tech, o primeiro projeto de hidrogénio em solo português a ganhar o selo de Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI), tal como o ECO/Capital Verde avançou em julho. O projeto selecionado, e avaliado em 63 milhões de euros, prevê estabelecer operações de investigação e desenvolvimento (I&D) e o fabrico de 300 megawatts/ano de eletrolisadores em Portugal, permitindo criar 86 postos de trabalho.

“Estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à 1s1 Energy neste ponto de inflexão e ajudar a lançar as bases para a execução do projeto IPCEI e desenvolvimento futuro” cita o comunicado as declarações do partner da Faber, Carlos Esteban. Segundo o responsável, “a solução única da 1s1Energy vai acelerar a utilização e produção economicamente viável de hidrogénio verde, que é fundamental para descarbonizar sectores difíceis de descarbonizar, como a indústria pesada e o transporte pesado, incluindo a navegação marítima”.

Fundada por experientes químicos, engenheiros e empresários, a 1s1 Energy está a desenvolver eletrolisadores para a produção rentável de hidrogénio verde. Ao ECO/Capital Verde, o responsável pela subsidiária portuguesa, Thiago Figueiredo, explicou que a empresa pretende inovar do ponto de vista da engenharia dos materiais, ao recorrer à utilização usar materiais mais baratos, com maior durabilidade e que permitam um desempenho superior, para diminuir o custo de produção. A empresa também esta a trabalhar em inovações no design e no processo produtivo dos seus módulos. A tecnologia da 1s1 Energy procura viabilizar o custo de produção de hidrogénio verde abaixo de 2 euros por quilograma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

1s1 Energy completa ronda de investimento de 2,15 milhões e acelera projeto de hidrogénio verde em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião