Metros e Transtejo/Soflusa têm menos 22% de utentes face a 2019

Em outubro, barcos da Transtejo/Soflusa foram os que registaram menor recuperação de passageiros face ao mesmo mês de 2019. Melhor desempenho é do Metro do Porto.

Os transportes públicos geridos pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática tardam em recuperar todos os passageiros anteriores à pandemia. Entre janeiro e outubro, o número de utentes no Metro de Lisboa, Metro do Porto e Transtejo/Soflusa ficou 22% abaixo do período homólogo de 2019 (226,234 milhões), segundo os dados revelados nesta sexta-feira.

Num mês com “menos três dias úteis” do que em outubro de 2019, segundo a tutela, os barcos da Transtejo/Soflusa tiveram o pior desempenho. Face a outubro de 2019, houve menos 26% de passageiros (1,356 milhões) a atravessarem o rio Tejo na Área Metropolitana de Lisboa. Em outubro, a empresa também foi afetada por greves parciais, o que funcionou como desincentivo ao uso do transporte público. Entre janeiro e outubro, o número de viajantes (12,933 milhões) está 20% abaixo de igual período de 2019.

A situação não foi muito melhor no Metro de Lisboa, que também teve um dia inteiro de greve no último mês. O número de utentes (13,584 milhões) foi 25% inferior ao de outubro de 2019. Nos primeiros 10 meses do ano, a perda de passageiros é a mais significativa (-27%) entre as três transportadoras, para 110,165 milhões.

O Metro do Porto manteve o melhor desempenho, embora em outubro se tenha registado a terceira maior diferença mensal de utilizadores face a 2019 – apenas janeiro e fevereiro foram piores, ainda com algumas restrições de circulação. Em outubro, houve menos 12% de utentes (6,382 milhões) face a igual mês pré-pandemia. Nos primeiros 10 meses do ano, houve menos 9% de passageiros no Metro do Porto, para 53,083 milhões.

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