Farmácias do país com centenas de medicamentos esgotados

  • ECO
  • 14 Novembro 2022

Fármacos para hipertensão e diabetes são os mais difíceis de encontrar. Há ainda falhas em xaropes não sujeitos a receita médica para a febre ou dores.

As farmácias portuguesas estão com roturas em várias centenas de medicamentos, sobretudo para hipertensão e diabetes, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Há ainda falhas em xaropes não sujeitos a receita médica para a febre ou dores.

O Inderal, indicado para controlar a hipertensão, está em falta há várias semanas, apesar de a solução encontrada de o disponibilizar com o rótulo em espanhol. A dificuldade é reportada pelo presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso (ALI), João Ferreira de Almeida, que acrescentou ter sido informado que “só em janeiro será regularizado”.

Em aberto está também a solução para o Ozempic (semaglutida), indicada para a diabetes, que esgotou devido ao uso no combate à obesidade. A presidente da Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes, Emiliana Querido, sublinha que “os doentes não podem ser prejudicados” e reclama medidas que assegurem a medicação. Há doentes que procuram o medicamento em Espanha.

O Infarmed reconhece a falta destas substâncias. Em outubro, foram identificadas 858 apresentações de falta de medicamentos. Lorenin, Inderal, Ovestin, Ozempic e Cloxam são alguns dos exemplos, mas o Infarmed afirma que a “maioria tem alternativas disponíveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmácias do país com centenas de medicamentos esgotados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião