Bundesbank prepara plano de emergência de dinheiro em caso de apagão

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Novembro 2022

O banco central da Alemanha está a preparar medidas para o caso de o país enfrentar um apagão energético. Plano inclui entregas de emergência de dinheiro e limites aos levantamentos.

O Bundesbank está a preparar entregas de emergência de dinheiro para manter a economia alemã a funcionar, no caso de um apagão devido a cortes de energia na sequência da invasão russa da Ucrânia, avança a Reuters (acesso pago) . Os planos do banco central da Alemanha incluem possíveis limites a levantamentos de dinheiro.

De acordo com fontes com conhecimento dos preparativos, que aceleraram nas últimas semanas após Moscovo ter reduzido o fornecimento de gás, as autoridades alemãs estão também a estudar a vertente da distribuição, em particular a possibilidade de acesso prioritário a combustível para os transportadores de dinheiro.

Publicamente a probabilidade de um apagão é desvalorizada, mas as discussões — que, além do Bundesbank, incluem o regulador do mercado financeiro, BaFin, e associações da indústria financeira — mostram o quão sério levam a ameaça e como se esforçam para prevenir potenciais cortes de energia.

O acesso a dinheiro é uma grande preocupação para a população alemã, que valoriza a segurança e o anonimato que este oferece e que tende a utilizá-lo mais do que outros países europeus. Um estudo recente do Bundesbank concluiu que cerca de 60% das compras diárias na Alemanha são pagas em dinheiro e que os alemães, em média, retiravam anualmente mais de 6.600 euros sobretudo das caixas multibanco.

“Temos de enfrentar preventivamente o cenário realista de um apagão”, disse Andreas Paulick, diretor da organização da indústria alemã BDGW. “Seria totalmente ingénuo não falar sobre isto numa altura como agora”, acrescentou.

Já os bancos do país consideram “improvável” um apagão em grande escala, segundo a Deutsche Kreditwirtschaft, a organização que engloba o setor financeiro. Ainda assim, estão “em contacto com os ministérios e autoridades relevantes” para planear tal cenário.

Os reguladores financeiros da Alemanha receiam que os bancos não estejam totalmente preparados para grandes falhas de energia e consideram-no um novo risco, anteriormente imprevisto, segundo uma das fontes disse à agência britânica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank prepara plano de emergência de dinheiro em caso de apagão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião