Associações juvenis vão poder receber consignação de 0,5% do IRS

Os contribuintes terão a opção de destinar a uma associação juvenil, de caráter juvenil ou de estudantes, uma quota equivalente a 0,5 % do IRS.

O Governo decidiu alargar às associações juvenis a possibilidade de consignação de 0,5% do IRS, segundo uma portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República. Os contribuintes vão assim poder escolher dar uma quota equivalente a 0,5% deste imposto liquidado a associações de caráter juvenil ou de estudantes.

Esta medida surge tendo em conta a “importância do associativismo jovem”, como é explicado no texto que antecede a portaria, assinada pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Moreira Correia, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Para concretizar a medida, o Fisco deve “publicitar na página das declarações eletrónicas, até ao primeiro dia do prazo de entrega das declarações de rendimentos, previsto no artigo 60.º do CIRS, a lista de todas as entidades que se encontram em condições de beneficiar da consignação fiscal“.

A lista das entidades inscritas como elegíveis para efeitos da consignação será criada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que fica também responsável pela sua manutenção.

As associações juvenis que queiram ser elegíveis para beneficiar da consignação da quota equivalente a 0,5% do IRS liquidado com base nas declarações anuais, deverão sinalizá-lo junto do IPDJ (através do endereço eletrónico consignacao.irs@ipdj.pt), com prova do reconhecimento como associação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associações juvenis vão poder receber consignação de 0,5% do IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião