Na véspera do grande final, primeira versão de acordo da COP27 desilude

O rascunho apresentado pela presidência deixa de fora qualquer referência aos esforços para eliminar gradualmente a eletricidade produzida a partir de gás e produtos petrolíferos.

O Egipto apresentou apenas esta quinta-feira, na véspera do último dia da 27.ª Conferência das Partes (COP27), a primeira versão do acordo que deverá ser assinado no final da cimeira, a qual termina amanhã. O texto foi recebido sobretudo com surpresa e exasperação, pelo que não se espera um desenlace fácil.

A expectativa era que o acordo deste ano não trouxesse grandes novidades em termos de metas e ambições, mas que servisse sobretudo para acertar a implementação de antigos objetivos. Mas nem essa expectativa parece estar a ser cumprida.

A organização não-governamental Zero resume a avaliação do documento em algumas palavras: “enorme” – três vezes mais longo que o habitual –, “sem progresso” e “nalguns casos, até retrocesso”.

No que diz respeito ao retrocesso, a ONG aponta um recuo na mitigação, “ficando a faltar ambição e linguagem clara e rigorosa relativamente à necessidade de cumprir o limite de aquecimento de 1,5.ºC e de eliminar todos os combustíveis fósseis”.

Uma das principais ausências do documento é a referência aos esforços para eliminar gradualmente a eletricidade produzida a partir de gás e produtos petrolíferos, uma iniciativa que a Índia teve durante este COP e que foi apoiada pela União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos. Esta seria uma extensão do acordo alcançado em Glasgow, de terminar a produção de eletricidade a partir de carvão.

O texto não faz também referência a nenhum fundo ou mecanismo que permita concretizar a ajuda financeira dos países mais ricos aos mais pobres no que toca às chamadas Perdas e Danos, isto é, as consequências mais imediatas e devastadoras dos fenómenos climáticos.

“Não estou certo onde as conversas irão acabar”, afirmou o responsável pela pasta do Clima na Comissão Europeia, Frans Timmermans. E deixa o aviso: “Se esta COP falhar, todos perdemos”.

Num registo mais inusitado, lê-se no documento que “os países desenvolvidos deverão atingir emissões de carbono negativas [abaixo de zero] até 2030”, o que fez Timmermans reagir com um “por favor! Vamos manter-nos realistas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na véspera do grande final, primeira versão de acordo da COP27 desilude

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião