5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Banco de Fomento passa a ter uma nova liderança, Lula da Silva vai estar em Portugal e a agência Moody’s prepara-se para divulgar a mais recente avaliação do rating do país.

Aprovada há três semanas pelo Banco de Portugal, Celeste Hagatong vai finalmente tomar posse como nova chairwoman do Banco de Fomento. Após derrotar Jair Bolsonaro e participar na COP27 no Egito, o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, aterra em Portugal e tem marcado um encontro em Belém com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nova administração do Banco de Fomento toma posse

Está marcada para esta tarde a tomada de posse dos novos órgãos sociais do Banco Português de Fomento (BPF). A cerimónia de apresentação vai decorrer na Porto Business School, em Matosinhos, e conta com a presença e as intervenções do primeiro-ministro, António Costa; do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva; e de Celeste Hagatong, a nova presidente do conselho de administração do BPF.

Moody’s avalia rating de Portugal

Está prevista para esta sexta-feira uma nova avaliação do rating de Portugal por parte da Moody’s, que na última ocasião manteve a classificação do país no segundo nível de investimento qualidade, Baa2, com perspetiva estável. A agência de notação financeira, que tinha subido a notação da dívida pública nacional em setembro do ano passado, escolheu em maio não se pronunciar, nem divulgar qualquer relatório.

Lula da Silva visita Portugal

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente eleito da República Federativa do Brasil, vai estar em Portugal esta sexta-feira, depois de ter participado na Cimeira do Clima, no Egito. O líder do PT, que venceu Jair Bolsonaro por margem mínima na segunda volta das Presidenciais brasileiras, vai ser recebido ao final da tarde por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, no Palácio de Belém.

INE divulga síntese económica de conjuntura

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prepara-se para divulgar esta sexta-feira vários indicadores, todos eles com dados relativos ao mês de outubro. No calendário de publicações destaca-se a Síntese Económica de Conjuntura, estando igualmente agendadas as Previsões Agrícolas e ainda as chamadas Estatísticas Vitais.

Novo relatório de monitorização do governo das sociedades

O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) vai apresentar ao final da tarde o relatório anual de monitorização do Código de Governo das Sociedades, relativo a 2021. Nesta sessão vai participar Pedro Rebelo de Sousa (IPCG), José Miguel Almeida (CMVM), Miguel Athayde Marques (AEM), Pedro Maia (CAM) e João Moreira Rato (IPCG).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião