Parte das linhas da Cosec vai ser transferida para o Banco de Fomento

Nova administração vai oficialmente iniciar funções esta sexta-feira. Celeste Hagatong promete "rever todos processos internos para que as coisas sejam tão rápidas quanto possível”.

Linhas de seguro de crédito à exportação com garantias do Estado, que presentemente são geridas pela Cosec, vão ser transferidas para o Banco de Fomento, anunciou esta quinta-feira a nova chairwoman da instituição. Celeste Hagatong revelou ainda que a nova administração vai rever todos os processos internos de modo a agilizá-los.

Recorde-se que no despacho de 20 de junho, o Governo incumbia o “BPF de proceder, junto da Cosec, ao desenvolvimento de diligências tendentes à assunção plena da função de agência de crédito à exportação pelo Grupo BPF, estabelecendo o prazo final de 31 de dezembro de 2022 para o efeito”.

Em 2020, aquando da criação do Banco Portugal, o Estado português no documento entregue a Bruxelas no âmbito das ajudas de Estado admitia que BPF ia oferecer financiamento às exportações, “predominantemente fora do mercado interno” e de acordo com as regras da OCDE. O documento reconhecia contudo que este tipo de atividades de financiamento ainda não estavam totalmente definidas e assim que estivessem as autoridades portuguesas enviariam um relatório para Comissão com a delineação precisa da medida e a amplitude das atividades. Na altura o ECO questionou a Cosec sobre se isto iria esvaziar parte das suas funções, mas não obteve resposta.

“O modelo a desenvolver deve viabilizar a integração no BPF, na maior extensão possível, do know-how atualmente existente na Cosec em matéria de gestão do sistema de seguros de créditos com garantia do Estado, designadamente através da manutenção ou transferência para o BPF de recursos humanos e materiais associados ao exercício das competências em causa”, acrescentava o decreto.

Numa antecipação daquilo que será o seu mandato à frente da instituição gerida até agora por Beatriz Freitas, Celeste Hagatong disse, no 33.º Congresso da Hotelaria e Turismo, em Fátima, que ia “rever todos processos internos para que as coisas sejam tão rápidas quanto possível”.

Da parte do BPF, vamos rever todos processos internos pra que as coisas sejam tão rápidas quanto possível.

Celeste Hagatong

Chairwoman do Banco de Fomento

A nova administração vai oficialmente iniciar funções esta sexta-feira, numa cerimónia que vai contar com a presença do primeiro-ministro e do ministro da Economia, segundo comunicado da Porto Business School, anfitriã do evento. Beatriz Freitas despediu-se da equipa na sexta-feira passada e desde segunda que Celeste Hagatong e Ana Carvalho, a nova presidente executiva, marcam presença assídua nas instalações ainda que oficialmente ainda estivessem em “transição de pastas”, como disse António Costa Silva.

O ministro da Economia já tinha dito no Parlamento que não estava satisfeito com o desempenho do Banco de Fomento, porque os apoios não estavam a chegar a muitas empresas, numa referência específica aos programas de capitalização já anunciados. A demora entre o anúncio dos apoios e a chegada concreta ao terreno é outra das críticas que as empresas fazem à atuação do Banco. A operacionalização da linha de tesouraria de 600 milhões de euros anunciada pelo Executivo a 15 de setembro e sobre a qual não há detalhes ainda.

Do que depender do Banco de Fomento, garanto que quer eu, quer nova CEO, vamos olhar para o time to market dos produtos.

Celeste Hagatong

Chairwoman do Banco de Fomento

“Do que depender do Banco de Fomento, garanto que quer eu, quer a nova CEO, vamos olhar para o time to market dos produtos”, prometeu Celeste Hagatong, recordando que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do InvesteEU serão lançadas novas linhas de quase capital com garantia do Estado. “Vêm aí algumas linhas do PRR e do Investe EU que já estão previstas, mas ainda não estão desenhadas”, disse.

Em jeito de referência sobre a celeridade do processo de decisão desejado, a nova chairwoman sublinhou que quando saiu da Cosec os pedidos eram aprovados em cinco dias úteis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parte das linhas da Cosec vai ser transferida para o Banco de Fomento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião