Caixa passa banco de investimento para a gestora de participações

Banco público passou a posição de 95% no CaixaBI para a Caixa Participações, que gere as posições do grupo noutros bancos. Gestora vai comprar ações que ainda não detém, expulsando minoritários.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) passou os quase 95% de ações que tinha no Caixa Banco de Investimento (CaixaBI) para a Caixa Participações, que gere as posições do grupo noutros bancos internacionais como Brasil, Macau e Moçambique. Esta operação visa “centralizar” aquela posição na gestora de participações, com o grupo CGD a dar seguimento à simplificação da sua estrutura que vem realizando nos últimos anos após a recapitalização de 2017.

A Caixa Participações – totalmente detida pela CGD – já era dona de 5,72% do CaixaBI, tendo agora adquirido 94,05% ao banco público, com a participação a aumentar para 99,77%. Mas não vai ficar por aqui: lançou uma oferta para comprar as ações que ainda não detém, pagando uma contrapartida de 4,32 euros por cada um dos 182 mil títulos que estão na posse de acionistas minoritários. Prevê um investimento de 790 mil euros com esta operação.

Se não conseguir adquirir todas as ações, a entidade liderada por Miguel Rosa irá exercer o direito potestativo de aquisição dos títulos remanescentes, ao abrigo do Código das Sociedades Comerciais, ao mesmo preço, segundo se lê no anúncio relativo à operação.

Nas últimas duas décadas, o CaixaBI andou de mãos em mãos, mas sempre controlado pelo grupo do banco público. Em 2003 era detido em 89% pela Gerbanca e 10,38% pela seguradora Fidelidade. Em 2010, a Fidelidade alienou a sua posição à Gerbanca, que passou a controlar 99,7%. Em 2015, com a liquidação da Gerbanca, a estrutura acionista passou a ser aquela que se manteve até agora, com a CGD a controlar diretamente o banco de investimento.

A operação foi submetida ao Banco de Portugal em maio, como revela a Caixa Participações no relatório e contas de 2021, falando no tal “objetivo de centralizar” as participações relativas ao CaixaBI na gestora de participações. Adiantava ainda que, “com a obtenção da autorização prévia por parte do supervisor, a sociedade passará a ser uma entidade sujeita a supervisão do Banco de Portugal”.

“Concluída a oferta de aquisição e de aquisição potestativa, a Caixa Geral de Depósitos, S.A., titular de 100% do capital social da Caixa-Participações, passará a ser titular, indireta, de 100% do capital social do CaixaBI”, segundo anuncia o banco em comunicado enviado ao mercado.

A Caixa Participações é detida integralmente pelo grupo CGD e as contas são consolidadas nesta entidade. Gere participações no BCI Moçambique, BNU Macau, BCG Brasil (à venda) e Caixa Imobiliário.

Nos últimos anos, o grupo CGD desfez-se de mais de duas dezenas de empresas e sociedades para cumprir as ordens de Bruxelas: simplificar a estrutura e cortar “gorduras” para tornar-se mais eficiente.

O banco público chegou a setembro com lucros de 692 milhões de euros, uma subida de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, prometendo entregar ao Estado o maior dividendo da sua história.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa passa banco de investimento para a gestora de participações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião