Marque na agenda: Hoje é (que é mesmo) a Black Friday

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Novembro 2022

As distribuidoras como os CTT e a DPD reforçaram os serviços para uma Black Friday em que os portugueses deverão gastar uma média de 326 euros. Mas cuidado com as "falsas promoções".

Se deseja poupar algum dinheiro em compras de Natal ou adquirir a um preço mais baixo um produto em que já está de olho há algum tempo, esta sexta-feira é uma boa oportunidade para o fazer, com os conhecidos descontos da Black Friday embora as promoções de algumas marcas sejam prolongadas por uma semana ou até um mês.

A “sexta-feira negra” é uma tradição proveniente dos Estados Unidos, mas que já contagiou o comércio nacional. Este ano, mesmo com a inflação elevada — em outubro atingiu 10,1% –, os retalhistas estão otimistas, acreditando que não haverá uma retração no consumo. Os descontos chegam aos 80% e a possibilidade de compras a crédito faz parte da oferta de várias marcas.

Em média, os consumidores portugueses deverão gastar 326 euros nesta Black Friday, de acordo com um estudo elaborado pela NetSonda e a Worten. A tecnologia lidera as intenções de compra (51%), seguindo-se moda/acessórios (47%), eletrodomésticos (36%) e perfumes/cosméticos (27%). Entre os inquiridos que pretendem fazer compras nesta época, 24% tencionam fazê-lo online, 14% em loja e 51% em ambos os canais.

Precisamente para quem prefere aproveitar as oportunidades desta época de descontos fazendo compras através da internet, as distribuidoras como os CTT ou a DPD reforçaram os seus serviços, contratando trabalhadores, alargando horários e até planeando turnos duplos de distribuição. Tudo para evitar atrasos na entrega das encomendas.

A tentação para aproveitar alguns negócios é grande, mas é preciso ter cuidado para não comprar de forma desenfreada, até porque a Black Friday está cheia de “falsas promoções”, com lojas a subirem preços semanas antes de apresentarem um excelente desconto. Plataformas como a do Kuantokusta e da Deco ajudam a contornar essas armadilhas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marque na agenda: Hoje é (que é mesmo) a Black Friday

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião