Grupo Inapa compra a francesa LOOS

  • ECO
  • 30 Novembro 2022

A compra enquadra-se no plano estratégico 2022-2024, que destaca como uma das prioridades explorar oportunidades de crescimento por aquisição nas áreas de embalagem e comunicação visual.

O Grupo Inapa concluiu a aquisição da LOOS, empresa especializada na comercialização de equipamento de impressão e consumíveis para comunicação visual (Viscom) em França.

Este é um passo importante na estratégia de diversificação para negócios complementares, através da aposta na comunicação visual e na LOOS. Reconhecemos neste segmento elevado potencial de criação de valor. Com a conclusão desta operação, aumentamos de forma relevante o volume de negócios em Viscom em França (atualmente feito através da Inapa France) e desenvolvemos condições para criação de sinergias comerciais e ao longo da cadeia de fornecimento”, afirma Diogo Rezende, CEO do Grupo Inapa, no comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) no qual participam a compra da empresa fundada em 1964 em Mulhouse, França.

A compra, explica a Inapa, enquadra-se no plano estratégico para o triénio 2022-2024, que destaca como uma das prioridades explorar oportunidades de crescimento por aquisição nas áreas de embalagem e comunicação visual.

O grupo reforça assim esta área em França, onde está presente no setor da distribuição de papel através da Inapa France, e no setor da embalagem com a Inapa Packaging SAS, a Semaq e a Embaltec SAS, prossegue a empresa no comunicado enviado à CMVM.

Diogo Rezende, recorde-se, já tinha adiantado ao ECO, no início de outubro, que o grupo estava a analisar a compra de empresas nos setores das embalagens e da comunicação visual, sobretudo fora de Portugal, que permitissem “criar valor através do alargamento quer da presença geográfica, quer do portefólio de produtos”. Uma área de atividade em crescimento (ao contrário do que acontece no papel), mais fragmentada e onde o gestor antevê “mais oportunidades” de consolidação.

Para além de França, a Inapa tem empresas especializadas em comunicação visual na Alemanha (Inapa ComPlott) e em Portugal (Inapa Comunicação Visual), atuando em Espanha na área da comunicação visual a partir da Inapa España.

O valor da operação não foi comunicado ao mercado na nota publicada no site da CMVM. A LOOS tem cerca de 30 trabalhadores e gera um volume de negócios anual a rondar os oito milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Inapa compra a francesa LOOS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião