Dívida pública diminui 6,1 mil milhões de euros para 118% do PIB

Em outubro, a dívida pública caiu 2,2% para 273,8 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde janeiro deste ano. Foi também a maior correção mensal desde dezembro de 2018.

Em outubro, a dívida pública caiu 6,1 mil milhões de euros, para 273,8 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde janeiro deste ano, que se traduz também num valor equivalente 118% do PIB, revela esta sexta-feira o Banco de Portugal.

De acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2023, o Governo espera baixar a dívida pública para cerca de 115% do PIB este ano e para 110,8% em 2023.

A correção mensal de 2,2% da dívida pública registada em outubro foi a diminuição mais elevada no espaço de um mês registada desde dezembro de 2018.

“Esta diminuição refletiu as amortizações líquidas de títulos de dívida (-6,6 mil milhões de euros), nomeadamente de obrigações do Tesouro. Em sentido contrário, as responsabilidades em depósitos aumentaram (0,6 mil milhões de euros), em resultado de emissões de certificados de aforro (1,4 mil milhões), parcialmente compensadas por amortizações de certificados do Tesouro (-0,7 mil milhões de euros)”, justifica o Banco de Portugal.

Em termos homólogos, a dívida pública corrigiu apenas 0,93%, e desde dezembro regista uma diminuição de 1,65 mil milhões de euros, cerca de 1,69%. No entanto, desde o máximo histórico em valor nominal de 280,6 mil milhões registado em junho, já corrigiu 2,4%.

O Banco de Portugal revela ainda que “os depósitos das Administrações Públicas reduziram-se 9,7 mil milhões de euros”. Deduzindo esse montante ao “monstro da dívida”, a dívida pública da República aumentou 3,7 mil milhões de euros, para 254,2 mil milhões de euros.

Evolução da dívida pública

Fonte: Banco de Portugal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública diminui 6,1 mil milhões de euros para 118% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião