Príncipe saudita estuda investir 500 milhões em nova unidade do Credit Suisse

Príncipe herdeiro da Arábia Saudita está a considerar um investimento de 500 milhões de dólares na nova unidade bancária do Credit Suisse. Antigo CEO do Barclays está entre os restantes interessados.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, está entre um grupo de investidores que ponderam investir no novo banco de investimento do Credit Suisse. A aposta do príncipe saudita no CS First Boston pode rondar os 500 milhões de dólares, dizem fontes familiarizadas com o potencial negócio ao The Wall Street Journal.

Ao lado de Mohammed bin Salman, enquanto possível investidor, está também o banqueiro Bob Diamond, CEO da holding financeira Atlas Merchant Capital e antigo presidente executivo do Barclays. Em conjunto, estes e outros investidores norte-americanos podem aplicar mil milhões de dólares no novo banco de investimento, que resulta de um spin-off e será liderado por Michael Klein, administrador do Credit Suisse desde 2018.

O Credit Suisse está a lançar uma nova unidade de negócio depois de uma sucessão de escândalos e numa altura em que se encontra sob apertado escrutínio regulatório. No final de novembro, o banco alertou para perdas de 1,6 mil milhões de dólares no quarto trimestre deste ano, depois de os clientes terem levantado depósitos e reduzido os investimentos perante preocupações com a saúde financeira do banco, noticiou o mesmo jornal.

O lançamento pode demorar até dois anos, prevendo o Credit Suisse levantar 4,2 mil milhões de dólares com a venda de novas ações, uma operação que fará do Saudi National Bank, o banco nacional saudita, o seu maior acionista, com 9,9%. No entanto, não se sabe se, avançando o negócio, o príncipe saudita irá investir na nova unidade através do Saudi National Bank ou de qualquer outro veículo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Príncipe saudita estuda investir 500 milhões em nova unidade do Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião