TAP fez 82 dos 119 voos previstos para o segundo dia de greve até às 17h

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Dezembro 2022

Transportadora fez balanço do segundo dia da greve dos tripulantes: já operou os 82 voos previstos de um total de 119.

Do total de 119 voos programados para esta sexta-feira, a TAP operou os 82 voos previstos até às 17 horas, segundo o mais recente balanço doa segundo dia de greve dos tripulantes de cabina da companhia aérea portuguesa. Até ao final do dia, prevê efetuar a totalidade dos voos programados para hoje, para 36 destinos, incluindo todos os de serviços mínimos.

A TAP está a operar com serviços mínimos decretados pelo tribunal arbitral e pelos seus parceiros, na sequência da greve convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) para os dias 8 e 9 de dezembro. Segundo a transportadora, já se realizaram 19 dos 30 voos que estavam previstos nos serviços mínimos para esta sexta-feira, tendo sido cancelado “apenas um voo para a Praia, mas devido a falta de passageiros”, como já havia anunciado na quinta-feira.

No primeiro dia de greve, a companhia aérea portuguesa fez todos os 148 voos previstos, 64 dos quais de serviços mínimos.

Em comunicado, a TAP esclarece que “não tem nesta altura menos 20 aviões do que tinha em 2019, como alega o SNPVAC, mas sim menos nove aeronaves ao serviço (105 vs 96)“. Quanto ao número de tripulantes por aeronave, “a companhia cumpre os requisitos legais e do fabricante, estando em linha com os concorrentes comparáveis”, aponta.

Afirmando que “lamenta profundamente esta situação, que prejudica os clientes, a companhia e o país”, a TAP garante que “continua, como sempre, disponível para negociar com o SNPVAC, bem como com todos os sindicatos”. A este propósito, salienta que “aceitou nove das 14 propostas do sindicato e pediu que a sua assembleia geral fosse antecipada para evitar o impacto na operação da companhia”.

Para mitigar o impacto da greve, a TAP já tinha cancelado 360 voos para esta quinta e sexta-feira e tinha também dado a possibilidade aos clientes de alterarem as marcações sem custos.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP fez 82 dos 119 voos previstos para o segundo dia de greve até às 17h

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião