É preciso garantir “equidade regional” no SNS, defende António Costa

António Costa defende que as "boas práticas que são identificadas e desenvolvidas numa região ou estabelecimento" devem ser generalizadas a todas as instituições de saúde.

O primeiro-ministro realça que a criação do novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma “reforma não só imprescindível como fundamental” para melhorar os cuidados de saúde prestados e defende que é preciso garantir “equidade regional” e não apenas social.

“Podemos olhar para a floresta, mas não podemos ignorar cada árvore que existe”, afirmou António Costa, na sessão de apresentação da direção executiva do SNS, que se enquadra no novo estatuto do SNS, acrescentado que é preciso “garantir que independentemente onde cada cidadão resida tem acesso ao SNS”. Essa é “também uma questão de equidade regional”, afirmou.

Nesse sentido, o Chefe de Governo sublinha que as “boas práticas que são identificadas e desenvolvidas numa região ou estabelecimento” devem ser generalizadas a todas as instituições de saúde. “É um exercício ambicioso”, assegura, fazendo ainda referência ao “investimento em rede” ou ao reforço de meios.

António Costa destaca ainda que a reforma do SNS é “não só imprescindível como fundamental” para melhorar os cuidados de saúde prestados e visa reforçar a autonomia dos hospitais sem esquecer que o “SNS é uma rede” e com a “referenciação a funcionar”.

“O SNS é mesmo o pilar central do nosso estado social. É seguramente o melhor fruto da nossa vida democrática”, enaltece o primeiro-ministro, referindo ainda que “a pandemia aumentou muito o padrão de exigência de todos” relativamente aos cuidados de saúde prestados dado que nesse período foi possível ver a “mais-valia do SNS”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É preciso garantir “equidade regional” no SNS, defende António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião