5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a Fed anuncia nova subida da taxa de juro nos EUA, em Portugal são conhecidos novos dados sobre a inflação e o Governo apresenta apoios às empresas com “consumos relevantes" de energia.

Depois de ter sido adiado por causa do mau tempo em Lisboa, o novo pacote de medidas de apoio extraordinário às empresas intensivas em energia vai ser apresentado esta quarta-feira no Ministério da Economia. Do outro lado do Atlântico, os olhos estarão fixados na reunião da Reserva Federal norte-americana.

Fed anuncia novo aumento da taxa de juro

Depois de no início de novembro ter decidido aumentar a taxa de juro de referência do dólar em 75 pontos base, para o intervalo 3,75% – 4%, o valor mais elevado desde dezembro de 2007, a Reserva Federal norte-americana (Fed) deve anunciar uma nova subida após a reunião desta quarta-feira, visando ainda estancar o crescimento da taxa de inflação nos EUA. Jerome Powell revelou há duas semanas que o tempo de abrandar o ritmo de subida das taxas de juro poderá chegar após esta reunião de dezembro.

Apoios para empresas intensivas em energia

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, apresenta ao início da tarde o pacote de medidas de apoio extraordinário às empresas com “consumos relevantes de eletricidade e gás”. Espera-se que essas medidas deem algum alento a estas empresas intensivas em energia, que têm sido bastante castigadas pelos preços altos do gás e da eletricidade. No encontro estará também presente o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

Inflação, turismo e construção na agenda do INE

Com o tema do combate à inflação no topo da agenda económica, o Índice de Preços no Consumidor, relativo ao mês de novembro, é o principal destaque a publicar ao final da manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Está igualmente prevista a divulgação de novos dados relacionados com a atividade turística em outubro e, na área da construção, um balanço das obras licenciadas e concluídas no terceiro trimestre deste ano.

Relatório sobre fundos para o emprego na pandemia

O Tribunal de Contas Europeu vai divulgar a avaliação realizada ao programa SURE, um dos instrumentos temporários da União Europeia para a crise da Covid-19, destinado a apoiar os trabalhadores e as empresas afetados, no valor de 100 mil milhões de euros. O relatório especial permitirá avaliar o nível de eficácia na resposta aos riscos de desemprego no espaço comunitário decorrentes da pandemia, e se foi executado de forma eficiente pela Comissão.

Acordo para “112 Transfronteiriço”

É na Pousada de S. Teotónio, em Valença, que por volta das 11h30 vai ser assinado o memorando de entendimento do “112 Transfronteiriço”, que prevê a criação do primeiro serviço de emergência médica inter-regional entre Portugal e Espanha, envolvendo o Norte e a Galiza. Na apresentação deste projeto-piloto, que envolve o INEM e a homóloga galega (AXEGA), estarão presentes, do lado português, o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, e as secretárias de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião