Carris com serviço “normalizado”. Estação de comboios de Algés ainda encerrada

  • ECO
  • 14 Dezembro 2022

O serviço de transporte público da Carris, que opera na cidade de Lisboa, está já “totalmente normalizado”. Várias linhas ferroviárias reabriram, mas Algés continua sem serviço.

Depois de uma noite de acalmia, sem ocorrências de grande expressão, mais de 9.600 operacionais estão esta quarta-feira em trabalhos de limpeza e recuperação das áreas afetadas devido às cheias de terça-feira, com grande incidência em Algés, Lisboa, Loures e Campo Maior (distrito de Portalegre), segundo disse à Lusa o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Entretanto, o serviço de transporte público da Carris, que opera na cidade de Lisboa, está já “totalmente normalizado”, após condicionamentos registados na terça-feira devido às chuvas intensas. Na véspera, a empresa tinha informado que os seus serviços estavam a ser gradualmente repostos, sempre que as vias de circulação eram reabertas pela Câmara, Proteção Civil e Polícia Municipal, por estarem garantidas todas as condições de segurança. Isto depois de o serviço da Carris ter sido “fortemente afetado” pelas condições meteorológicas na capital.

Também na Linha do Leste, entre Portalegre e Elvas, a circulação ferroviária foi reposta às 9h20, mas ainda com limite de velocidade de 30 quilómetros por hora (km/h) entre os km 250.200 o 250.900, depois de ter estado interrompida devido às inundações na zona, disse à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP). Em Campo Maior, no distrito de Portalegre, a zona baixa da vila ficou alagada e várias casas foram inundadas, algumas com água até ao teto, segundo a Câmara Municipal, que prevê acionar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Quanto a outras situações, às 10h20 a Estação de Algés, em Oeiras, continuava sem serviço comercial. Num balanço feito às 7 horas, a IP informava ainda que a circulação ferroviária tinha sido restabelecida, na Linha do Norte, em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria.

Na Linha de Sintra tinha também sido restabelecida a circulação entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30 Km/h entre os quilómetros 3,3 e 3,5, enquanto na Linha do Sul a circulação em ambas as vias entre Pragal e Corroios fazia-se com limitação de velocidade de 30Km/h.

Já o acesso à plataforma da CP de Entrecampos, através da estação do Metropolitano de Lisboa, reabriu às 6h30. As inundações provocadas pela forte precipitação criaram, na terça-feira, constrangimentos nas estações de Chelas (Linha Vermelha), Entre Campos (Amarela) e Jardim Zoológico (Azul), embora a circulação do metro “nunca” tenha estado interrompida.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu esta manhã que não vai hesitar em recorrer a “todos os instrumentos nacionais e europeus que existem” para apoiar os municípios afetados pelas intempéries da última semana e de terça-feira.

Quanto às famílias desalojadas, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse que todas “terão respostas no quadro dos programas do Governo”, depois da identificação feita pelos municípios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carris com serviço “normalizado”. Estação de comboios de Algés ainda encerrada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião