Défice vai ficar abaixo do previsto este ano. Costa aponta para 1,5% do PIB

  • ECO
  • 14 Dezembro 2022

Primeiro-ministro antecipa novo resultado abaixo das previsões do Governo. Diz que situação com Pedro Nuno Santos foi "o único caso grave" do Governo de maioria absoluta.

António Costa garante que o défice das contas públicas de 2022 será, no máximo, de 1,5% do PIB. A informação é avançada em entrevista à revista Visão, que será publicada esta quinta-feira. A previsão inicial do Governo para 2022 apontava para um défice de 1,9%.

“Até agora, cumprimos sempre as nossas previsões. Para este ano, prevíamos um crescimento de 6,5% e agora já vamos em 6,7%. Tínhamos previsto um défice de 1,9% e, a 15 dias do final do ano, o défice não será seguramente superior a 1,5%“, refere o primeiro-ministro.

Já sobre as previsões de crescimento para o próximo ano e até 2026, António Costa sublinha que “vivemos uma época de incerteza”, pelo que é necessário “ter a cautela necessária para responder a qualquer cenário possível”.

Não obstante, o Chefe de Governo refere que o Governo se foi “adaptando”. “Há poucas coisas mais difíceis de gerir do que a resposta à inflação, sobretudo uma inflação como a atual, bastante atípica, pelo menos, na Europa, que é diferente dos EUA”, afirma, acrescentando que o objetivo é “fazer convergir as políticas orçamentais e a política monetária” e alcançar uma inflação de 2%, tal como recomendado pelo BCE.

O líder do Governo refere ainda que o episódio que praticamente levou à demissão do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, “foi o único caso verdadeiramente grave que aconteceu” nos primeiros nove meses do primeiro Governo de António Costa com maioria absoluta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice vai ficar abaixo do previsto este ano. Costa aponta para 1,5% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião