Há um português entre os mais influentes na Europa, segundo a Politico

O título de pessoa mais poderosa da Europa foi entregue a Volodymyr Zelenskyy. Mas Vladimir Putin também faz parte da lista, na categoria de "os sonhadores".

Carlos Tavares é o único português entre as personalidades destacadas no ranking anual da Politico como as mais influentes na Europa. O CEO da Stellantis assume o sexto de nove lugares na categoria de disruptivos. O ranking avalia ainda outras duas categorias: os fazedores e os sonhadores. Já o título de pessoa mais poderosa da Europa foi entregue a Volodymyr Zelenskyy.

“O futuro do automóvel é elétrico? A resposta será decidida em parte por Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, o sexto maior fabricante de automóveis do mundo, criado no ano passado pela fusão da Fiat Chrysler e do Grupo PSA, que detém marcas como a Peugeot e a Citroën”, lê-se na publicação.

O gestor está no centro do debate do futuro da mobilidade descarbonizada, tendo já alertado para os riscos que a transição representa para os empregos europeus, bem como para a pegada de carbono do fabrico de baterias. “O que é claro é que a eletrificação é uma tecnologia escolhida pelos políticos, não pela indústria”, dizia no início deste ano.

Lançou ainda um “Fórum da Liberdade de Mobilidade” para debater o futuro da mobilidade descarbonizada, previsto para o início do próximo ano. Espera-se que a iniciativa dê algumas pistas sobre a vontade e capacidade da Europa para dar o próximo passo no sentido de mudar a forma como as pessoas se deslocam.

Na categoria da qual o português faz parte — “os disruptivos” — o pódio pertence a Giorgia Meloni, a nova primeira-ministra italiana, Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, e Keir Starmer, político britânico que atualmente serve como líder do Partido Trabalhista.

Zelenskyy e Putin em destaque

Já o título de pessoa mais poderosa da Europa foi entregue a Volodymyr Zelenskyy. “A Europa está a mudar. (…) Está a repensar o que significa ser europeu, e isso deve-se, em grande parte, ao facto de o comediante ucraniano se ter tornado presidente”, pode ler-se.

“Esta não é a primeira vez que a Ucrânia é atacada pela Rússia. (…) A razão pela qual as coisas são diferentes desta vez é por causa de Volodymyr Zelenskyy.”

Já na categoria dos “sonhadores”, encabeçada por Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, Vladimir Putin assume a nona posição, ainda que com o nickname “The loser”, “O perdedor” (na tradução portuguesa).

“É pouco provável que o sonho de Vladimir Putin de uma Rússia maior seja realizado. O seu ataque total à Ucrânia começou a desmoronar-se quase tão rapidamente como começou”, justifica o Politico. Mas acrescenta: “A incapacidade de Putin de realizar o seu sonho não significa que ele não continuará a ser um pesadelo para os seus vizinhos.”

Veja aqui o ranking completo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há um português entre os mais influentes na Europa, segundo a Politico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião