Programa de literacia digital da Fundação Vodafone ensina skills digitais a 7.000 alunos

Durante uma aula semanal, os alunos das escolas abrangidas são desafiados a desenvolver projetos com recurso a novas tecnologias e a desenvolver competências técnicas, comportamentais e sociais.

Um ano e meio depois do seu lançamento oficial, o DigitALL, programa de desenvolvimento de literacia e competências digitais de jovens estudantes, já faz parte da rotina semanal de sete mil alunos do primeiro e segundo ciclos. No atual ano letivo, esta iniciativa da Fundação Vodafone Portugal, depois de um piloto no agrupamento de escolas de Moinhos da Arroja (Odivelas), passou a abranger 58 escolas de norte a sul do País, proporcionando aprendizagem experiencial aos alunos, capacitando os professores nas áreas de ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

“Dentro do foco da Educação, o desenvolvimento de competências digitais é uma das áreas privilegiadas pela Fundação Vodafone Portugal e, nesse sentido, o Programa DigitALL está já hoje a transformar a experiência de aprendizagem nas escolas. Conseguirmos, um ano e meio depois do lançamento, chegar a 7.000 alunos, é revelador do interesse e da importância dada pela comunidade escolar ao desenvolvimento de competências digitais, comportamentais e sociais, fundamentais para se criar uma sociedade digital mais sustentável e inclusiva”, refere Luísa Pestana, presidente da comissão executiva da Fundação Vodafone Portugal, em comunicado.

“A parceria que celebrámos com a Direção-Geral da Educação vai contribuir para impulsionar ainda mais o alcance deste programa que, esperemos, chegue a milhares de outros alunos ao longo dos próximos anos letivos”, acrescenta, citada em comunicado.

A iniciativa da Fundação Vodafone arrancou em abril de 2021 com o Agrupamento Escolar Moinhos da Arroja, abrangendo cerca de 400 crianças dos 1.º e 2 º ciclo em contexto escolar. Agora estende-se a 12 agrupamentos e a sete mil alunos e 1.300 professores.

Durante uma aula semanal com 50 minutos de duração, os alunos das escolas abrangidas são desafiados a desenvolver projetos com recurso a novas tecnologias e a explorar e desenvolver presencialmente, em grupo e de forma interativa, as suas competências técnicas, comportamentais e sociais. Complementarmente, através do “DigitALL em Casa”, estes jovens estudantes e os professores do 1.º e 2.º ciclos podem realizar autonomamente atividades de formação.

No total, o programa envolve atualmente mais de 1.300 professores e 20 monitores DigitALL, que asseguram a formação presencial. As escolas — integradas em 12 Agrupamentos de Escolares dos municípios de Arganil, Barreiro, Coimbra, Faro, Loures, Mangualde, Óbidos, Odivelas, Paredes, Sintra e Tomar –, foram selecionadas para participar no programa através de candidaturas que decorreram em abril.

“A Direção-Geral da Educação (DGE) reconhece a particular relevância deste programa, que visa contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, bem como de competências sociais, de acordo com os documentos curriculares orientadores em vigor, procurando, ainda, contribuir para a motivação dos alunos e a capacitação dos docentes. A aposta em recursos educativos digitais de qualidade científico-pedagógica constitui-se como uma oportunidade para diversificar e enriquecer a experiência escolar, melhorando o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente em áreas como as STEM”, refere José Víctor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de literacia digital da Fundação Vodafone ensina skills digitais a 7.000 alunos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião