Governo renova até ao fim de 2023 apoio aos trabalhadores da Central do Pego

O apoio de 3,5 milhões de euros será alargado até ao final do próximo ano, com o objetivo de ajudar os trabalhadores da antiga central a carvão que, em 2021, encerrou a atividade.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática decidiu renovar o apoio aos trabalhadores da Central do Pego até 31 de dezembro de 2023. O apoio, concedido através do Fundo Ambiental, traduz-se num valor máximo de 3,5 milhões de euros, distribuídos por 2021, 2022 e 2023.

De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira, a atribuição da compensação é aplicável enquanto se mantiverem válidas as condições de elegibilidade do beneficiário, decorrendo o prazo de apresentação das candidaturas ao incentivo desde o dia 9 de dezembro de 2021 até 30 de novembro de 2023.

Quanto ao pagamento, este será feito mensalmente e diretamente para a conta do beneficiário identificada no processo de submissão, e este receberá a notificação através da plataforma do Fundo Ambiental, assim que estejam reunidas as condições para o exercício do direito à compensação, até final de 2023.

O apoio aos trabalhadores da antiga central a carvão decorre no âmbito do “Mecanismo de Compensação para uma Transição Justa” que tem como objetivo proteger os trabalhadores afetados pela transição para uma economia neutra em carbono.

A Central Termoelétrica do Pego, que recorria ao uso de carvão para a produção de eletricidade, encerrou a sua atividade a 30 de novembro de 2021, com implicações no emprego direto e indireto, junto das empresas prestadoras de serviços à central, bem como na dinâmica económica do território onde se insere.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo renova até ao fim de 2023 apoio aos trabalhadores da Central do Pego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião