Marcelo pressiona Governo a aprovar leis para a nova gestão do SNS

Chefe de Estado acredita que a direção executiva do SNS vem introduzir uma "grande mudança", mas pressiona o Governo a aprovar leis para melhorar a articulação entre os vários serviços de saúde. 

O Presidente da República acredita que a direção executiva do SNS vem introduzir uma “grande mudança” nos cuidados de saúde, mas pressiona o Governo a aprovar leis para melhorar a articulação entre os vários serviços de saúde.

“Houve uma mudança grande com a criação de um instituto público para gerir o SNS”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita à Comunidade Vida e Paz, em declarações transmitidas pela RTP3, referindo-se à criação da direção executiva do SNS, que se insere no âmbito do novo estatuto do SNS.

No entanto, o Chefe de Estado avisa que é necessário “que saiam várias leis que deem os poderes quer às entidades que devem atuar quer autonomia para as unidades que integram o SNS poderem atuar por si” e pede que este período de “espera” seja “o mais curto possível”.

“Era importante que quem tem de intervir para gerir isso disponha rapidamente dos meios legais para poder intervir”, sublinhou ainda, quando questionado pelos jornalistas sobre os tempos de espera nas urgências e no dia em que o ministro da Saúde admitiu que poderá haver constrangimentos em algumas unidades hospitalares durante o período de Natal e fim do ano.

O Presidente da República instou ainda a aplicar-se “soluções de gestão diferentes” para as unidades hospitalares que são mais pressionadas e lembrou o exemplo do Centro Hospitalar de São João, no Porto. Já questionado sobre a visita ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse que viu que “há uma distribuição muito inteligente que separa os casos respiratórios, que são muitos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo pressiona Governo a aprovar leis para a nova gestão do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião