Qatar controla organismo de transparência e integridade no desporto liderado por português

  • ECO
  • 17 Dezembro 2022

A Aliança Global pela Integridade do Desporto é controlada e financiada pelo Centro Internacional para a Segurança Desportiva, uma entidade criada pelo Qatar, segundo o "Público".

O Centro Internacional para a Segurança Desportiva (ICSS), criado e financiado pelo Qatar, controla a Aliança Global pela Integridade do Desporto (SIGA), um organismo de defesa da transparência e integridade no futebol, liderado pelo português Emanuel Medeiros, segundo noticia o Público.

O ICSS foi fundado no Qatar em março de 2011, para lidar com questões de segurança e proteção nos grandes eventos desportivos, mas alargou o seu âmbito à integridade, boa governança e transparência no desporto. Dirigido por Mohammed bin Hanzab, antigo tenente-coronel do Exército qatari, foi uma iniciativa do atual emir, o xeque Tamin bin Hamad al-Thani.

O governo do Qatar reconheceu em 2015, já perante os indícios de corrupção na atribuição do Mundial de 2022, que era responsável por “70% do orçamento do ICSS”. No mesmo dia, Mohammed bin Hanzab, aunciou a criação da Aliança Global pela Integridade do Desporto (SIGA), que seria lançada a 7 de Abril de 2016, em Madrid, Espanha, com o apoio de 50 organizações do setor do desporto.

Segundo a investigação do Público, a cúpula da ICSS controla também a SIGA. Para liderar a organização foi escolhido o português Emanuel Medeiros, responsável pelo ICSS Europa e América Latina, que é o atual CEO. Mohammed Hanzab acumulou a presidência do ICSS com a vice-presidência da SIGA, que é considera pelos detratores como uma extensão maquilhada do ICSS, para despistar ligações ao Qatar.

Emanuel Medeiros, um advogado nascido nos Açores, recusou a colagem à ICSS em declarações ao jornal. “É uma ideia aberrante”, garantiu: “A SIGA é uma frente unida, com a congregação de várias entidades provenientes de todos os espectros da indústria do desporto. Isto só por si é uma inovação, porque não há outra organização como esta.” Rejeitou também que se trate de um “instrumento para sportswashing“.

A organização reclama no seu site ser uma organização de referência mundial na defesa da integridade no desporto e diz ser financiada por quotas dos membros, patrocínios e parceiros. Os membros que pagam quotas mais elevadas são o ICSS e a Mastercard. O Governo dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada ou o Comité Olímpico de Portugal também estão listados como membros, entre outras entidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qatar controla organismo de transparência e integridade no desporto liderado por português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião