Trabalhadores da Autoeuropa aprovam aumentos de 5,2% e prémio mensal de 40 euros

Aumentos de 5,2% no salário com valor mínimo de 80 euros entrarão em vigor dia 1 de janeiro. Operários terão prémio de assiduidade mensal de 40 euros.

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram o segundo pré-acordo laboral para definir os salários para 2023. Depois de dois dias de votação, 61,4% dos 3.902 operários que foram às urnas validaram o documento negociado entre a administração e a comissão de trabalhadores. A partir de janeiro, os funcionários da fábrica de Palmela vão ter um aumento salarial de 5,2%, no valor mínimo de 80 euros. Os operários terão ainda direito a um prémio mensal de assiduidade de 40 euros ao longo do próximo ano.

Na primeira proposta, chumbada no início da semana passada, os ganhos no salário chegariam a partir de dezembro, mas não estava definido um montante mínimo de aumento. Também não estava previsto qualquer prémio mensal de assiduidade.

Os funcionários terão direito ao prémio mensal de 40 euros mesmo que tenham dias de gozo de férias, dias especiais, de compensação, de não produção (down days), licenças de casamento, maternidade/parentalidade ou dias de nojo.

Antes das negociações, em outubro, a comissão de trabalhadores pedia um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro do próximo ano, que tivesse em conta os valores da inflação deste ano e o acordo laboral. Por sua vez, a administração da Autoeuropa comprometeu-se a pagar um prémio extraordinário de 400 euros a todos os trabalhadores no vencimento de dezembro.

A situação acabou por levar uma greve parcial, nos dias 17 e 18 de novembro, apesar da tentativa de cancelamento por parte da comissão de trabalhadores.

Para 2022 está previsto que a fábrica de Palmela consiga o segundo maior número de produção de sempre, atingindo as 230 mil unidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Autoeuropa aprovam aumentos de 5,2% e prémio mensal de 40 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião