Fitch melhora rating do Banco Montepio face à redução do malparado

  • ECO
  • 19 Dezembro 2022

Redução do ativos problemáticos e melhoria da eficiência operacional justificam subida do rating do Banco Montepio por parte da agência Fitch, mantendo-se, ainda assim, na categoria “lixo”.

A Fitch melhorou o rating de longo prazo do Banco Montepio em um nível, de “B-“ para “B”, mantendo-se na categoria considerada investimento especulativo ou “lixo”, com a agência de notação financeira a justificar essa decisão com a redução do crédito malparado e a melhoria da eficiência operacional.

“A melhoria reflete principalmente a redução bem-sucedida da sua exposição ao risco de incumprimento (exposições não produtivas ou NPE, conforme definido pela Autoridade Bancária Europeia)”, salientam os analistas da Fitch numa nota publicada esta segunda-feira e onde atribui perspetivas de evolução (outlook) positivas, preanunciando uma nova subida do rating nos próximos 12 meses.

A Fitch estima que o rácio de ativos tóxicos do Banco Montepio tenha caído para cerca de 10,2% no final de setembro, acima, contudo, da média dos bancos do Sul da Europa, que se situava nos 6,9%.

Além da redução dos ativos problemáticos, incluindo malparado, fundos de reestruturação, entre outros, a Fitch destaca a “melhoria da eficiência operacional do banco” liderado por Pedro Leitão e ainda, como fator externo, a “resiliência da economia portuguesa em 2023, apesar das crescentes incertezas económicas”.

Apesar da boa notícia, a Fitch dá conta das vulnerabilidades do Banco Montepio, incluindo o rácio de capital, o facto de ser um pequeno banco no mercado português com “diversificação limitada”, que tem impacto depois na baixa rentabilidade que apresenta.

Além do rating de longo prazo, também foram revistos em alta os ratings dos Depósitos de longo prazo (de B para B+), Rating intrínseco do emitente (de b- para b); Dívida sénior não garantida (de CCC+ para B-) e da Dívida sénior não preferencial e Dívida subordinada (de CCC para CCC+).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch melhora rating do Banco Montepio face à redução do malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião