Greenvolt vai instalar maior unidade de autoconsumo fotovoltaico da Europa no Alentejo

A Almina - Minas do Alentejo é a empresa que irá instalar os painéis, de forma a produzir cerca de um quarto da respetiva eletricidade.

A Greenvolt Next vai implementar na Almina – Minas do Alentejo, uma empresa em Aljustrel, a maior unidade de produção de energia solar fotovoltaica para autoconsumo a nível europeu, informa a empresa em comunicado. O projeto prevê a instalação de cerca de 44.500 painéis solares com uma potência total instalada de 24,4 MWp (megawatt-pico).

A produção vai superar os 41.000 MWh (megawatt-hora) anuais, permitindo uma redução nas emissões de dióxido de carbono da Almina. A produção permitirá suprir 25% das necessidades da empresa e evitar-se-á a emissão de 20.104 toneladas de CO2 por ano.

Esta será a maior Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) da Europa. A empresa portuguesa, que se dedica à exploração mineira e está focada na extração e valorização de pirites, sulfuretos e de outros minérios, vai ocupar com esta UPAC uma área de cerca de 35 hectares.

Além dos painéis solares fotovoltaicos que serão instalados no solo, será também implementado um carport, um sistema de estacionamento de viaturas com painéis solares, com uma capacidade instalada de 1 MWp, que irá produzir anualmente aproximadamente 1.553 MWh, e servirá para alimentar a frota automóvel “cada vez mais eletrificada” da Almina.

João Manso Neto, CEO da Greenvolt, salienta a opção estratégica da Almina – Minas do Alentejo “de procurar uma solução que tem um forte racional económico, já que permitir-lhe-á uma importante estabilidade nos custos com energia num período de preços muito elevados, mas também é revelador da crescente consciência das empresas quanto ao impacto que têm no ambiente”.

“Queremos, com este investimento, aumentar a eficiência do nosso consumo, reduzindo os custos associados, mas também dando um passo importante na redução da nossa pegada carbónica”, diz Humberto da Costa Leite, CEO da Almina.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt vai instalar maior unidade de autoconsumo fotovoltaico da Europa no Alentejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião