Fundos ESG encolhem pela primeira vez em mais de dez anos

  • Capital Verde
  • 20 Dezembro 2022

Houve mais dinheiro a sair do que a entrar nos fundos ESG este ano, respeitando a tendência dos fundos não-ESG. O desempenho dos fundos verdes também ficou abaixo do dos fundos não-ESG.

Em 2022, houve mais dinheiro a sair do que a entrar nos fundos classificados como sustentáveis. Este desencontro aconteceu este ano pela primeira vez em mais de uma década, conta a Reuters.

Foram retirados 13,2 mil milhões de dólares de ações, obrigações e produtos multiativos até ao final de novembro, de acordo com os dados da Refining Lipper, marcando a primeira quebra desde 2011, na ordem dos 29%. Nos fundos não sustentáveis, contudo, observou-se a mesma tendência, com 420 mil milhões de dólares retirados em 11 meses, uma descida de 21%.

De acordo com a mesma agência noticiosa, os fundos sustentáveis foram impactados pela guerra na Ucrânia, que ditou turbulência nos mercados, assim como uma quebra no apoio político à indústria. Mas houve mais consequências negativas, além da retirada do investimento.

Ao mesmo tempo, os fundos ESG – focados em propósitos ambientais (E), sociais (S) e de governança (G) – apresentaram um pior desempenho do que os fundos não sustentáveis pela primeira vez em cinco anos. Perderam 18%, contra os menos 15,8% dos fundos nãp ESG.

O abalo nestes fundos também decorreu de um menor número de emissões verdes por parte das empresas ao longo deste ano, pelo que “2023 também pode mostrar-se difícil”, escreve a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos ESG encolhem pela primeira vez em mais de dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião