Portugal foi o sexto país que menos reduziu consumo de gás na UE mas supera meta

Portugal foi autorizado a ficar por um corte de 7%, o qual, de acordo com os dados do Eurostat, supera.

O consumo de gás na União Europeia (UE) caiu 20,1% entre agosto e novembro deste ano, comparativamente ao consumo médio verificado nos mesmos meses entre 2017 e 2021, diz esta terça-feira o Eurostat.

Isto acontece num contexto em que os países da UE se comprometeram a reduzir o consumo de gás em pelo menos 15% neste período. É uma meta voluntária, referente ao período entre agosto e março, e que tem algumas exceções, entre as quais se inclui Portugal.

O país mais ocidental da Europa, frisando as fracas interconexões energéticas com o restante continente, foi autorizado a ficar por um corte de 7%, o qual, de acordo com os dados do Eurostat, supera. O consumo de gás em terras lusas caiu mais de 10% entre agosto e novembro.

Olhando país a país, percebe-se que existem dois que não só não reduziram como aumentaram o consumo de gás, Malta e Eslováquia. Irlanda segue-se como o país que menos reduziu. Malta e Irlanda estão, contudo, totalmente isentas das metas de redução, atentando também às fracas interligações com os restantes Estados-membros.

Depois figura a Espanha, a Chéquia e, finalmente, Portugal, em sexto lugar, e sete posições abaixo da média da UE, marcando a fronteira entre os países que não atingiram a meta dos 15% e aqueles que a alcançaram.

Os países vizinhos da Rússia – Finlândia, Letónia, Lituânia, Estónia e Roménia – foram os que mais reduziram, os três primeiros acima de 40%, seguidos dos Países Baixos, Luxemburgo e Suécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal foi o sexto país que menos reduziu consumo de gás na UE mas supera meta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião