Atividade económica abranda para mínimos de março de 2021

Indicadores de curto prazo aponta para "desaceleração da atividade económica", com "diminuição na indústria" e uma "aceleração na construção", reporta INE na síntese económica de conjuntura.

A atividade económica em Portugal está a abrandar: em outubro, registou o nível mais baixo desde março de 2021. No entanto, a perda de velocidade não é uniforme: apesar de os indicadores de curto prazo revelaram uma diminuição da atividade na indústria, verificou-se uma aceleração na construção, segundo informação divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, desacelerou significativamente em setembro e outubro, após ter acelerado em agosto, retomando o perfil de abrandamento registado entre março e julho e registando a taxa mais baixa desde março de 2021”, nota o INE na síntese económica de conjuntura.

Em outubro, a evolução homóloga do indicador de atividade económica foi de 0,3% face a outubro de 2021. Para encontrar um desempenho pior é preciso recuar a fevereiro de 2021, quando este indicador teve uma descida de 5% – na altura, o termo de comparação era o último mês antes da chegada da Covid-19 a Portugal.

Abrandamento na indústria

O INE também indica o abrandamento do volume de negócios na indústria, aumentando 16,2% em comparação com outubro de 2021 – em agosto e setembro, a subida tinha sido de 29,2%. A perda de ritmo deve-se ao “crescimento do índice de preços na indústria, de 16,2% em outubro e de 19,7% em setembro face aos respetivos períodos homólogos de 2021.

Nos serviços, também há abrandamento no crescimento de volume de negócios, que aumentou 15,2% em outubro; no mês anterior, a subida tinha sido de 19,2%, No retalho, o volume de negócios desacelerou para 0,5% em outubro, o que compara com os 2,3% no mês anterior. A diminuição da velocidade deve-se à redução de 3,2% no índice relativo aos produtos alimentares.

A construção está em sinal contrário, com o índice de produção a subir 1,4% em outubro, acelerando na comparação com o crescimento de 0,4% de setembro. Ainda neste setor mas em novembro, as vendas de cimento produzido em Portugal caíram 4,8%, o que compara com a queda de 1,2% em outubro.

(Notícia atualizada às 12h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica abranda para mínimos de março de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião