Viagem de metro em Lisboa custa mais 15 cêntimos em 2023

Bilhete mais barato para viajar no metro e no autocarro na capital aumenta 10%, ao nível da taxa de inflação. No Porto, subidas na STCP e no metro são inferiores.

O bilhete mais barato para andar no metro e nos autocarros da Carris vai custar mais 15 cêntimos em 2023. A partir de 1 de janeiro, o bilhete combinado, que permite circular nos dois meios de transporte da capital durante uma hora consecutiva, vai passar a custar 1,65 euros, em vez dos atuais 1,50 euros, segundo informação divulgada na terça-feira na página do Metropolitano de Lisboa.

O mesmo preço aplica-se aos bilhetes Viva Go, em que um cartão bancário é associado ao sistema de transportes Lisboa Viva através de uma caixa de Multibanco. Quando encontrar um validador, basta encostar o cartão bancário à máquina para a viagem ser comprada.

O aumento de 10% no bilhete mais barato é superior aos 6,11% definidos como limite da taxa de atualização tarifária média pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes no final de outubro.

Se comprar um cartão de pré-carregamento Zapping, a viagem de metro e da Carris passará a custar 1,47 euros a partir de 1 de janeiro, mais 12 cêntimos do que atualmente. Neste título de transporte, a viagem é válida durante uma hora consecutiva, mas tem de escolher o metro ou o autocarro. No Zapping e no bilhete combinado é necessário ainda pagar 50 cêntimos pelo cartão Viva Vagem, válido durante um ano.

Os bilhetes para uma viagem vão ter um aumento mais expressivo do que os títulos combinados de 24 horas: o bilhete Carris/Metro passará a pagar mais 15 cêntimos, para 6,60 euros; se acrescentar os barcos da Transtejo do Cais do Sodré até Cacilhas, o bilhete vai custar mais 10 cêntimos, para 9,70 euros.

Na restante Área Metropolitana de Lisboa, os preços dos bilhetes de autocarro vão ficar congelados durante 2023, conforme já anunciado pela Carris Metropolitana. A partir de janeiro, os autocarros operados sob esta marca vão chegar à margem norte desta área metropolitana.

Também há aumentos no Porto

No Porto, andar no metro e no autocarro também vai ficar mais caro. Se comprar um bilhete e andar uma ou duas zonas (Z2), vai pagar mais cinco cêntimos pelo bilhete, para 1,30 euros, o que se traduz num aumento de 4%, segundo informação do sistema de bilhética Andante. Se andar três zonas (Z3), o aumento passa a ser de 10 cêntimos.

Ao contrário do que acontece em Lisboa, os aumentos mais expressivos estarão nos bilhetes de 24 horas (Andante 24): o bilhete Z2 custará mais 50 cêntimos, para 4,70 euros, o que corresponde a mais 11,9%. Para a zona Z3, o aumento também é de 50 cêntimos, para 6,05 euros, o que leva a uma subida em menor proporção.

Se comprar o bilhete dentro de um autocarro dentro da Área Metropolitana do Porto, passará a pagar 2,50 euros: no caso da STCP, o aumento é de 50 cêntimos.

No caso da Área Metropolitana do Porto, existe a aplicação móvel Anda, para o sistema operativo Android (Google), que permite “pagar no final do mês o valor mais económico pelas viagens realizadas, nomeadamente impedindo que o custo total das viagens ocasionais ultrapasse o valor de uma assinatura mensal”. Pode adicionar um cartão bancário a esta aplicação sem ter de deslocar-se a uma caixa Multibanco.

Quem tem passe de transportes não vai pagar mais em 2023 do que atualmente porque o Governo determinou o congelamento dos preços, ao abrigo do pacote de apoios às famílias. As autoridades de transporte vão receber compensações do Estado para congelar estes aumentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viagem de metro em Lisboa custa mais 15 cêntimos em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião