Via Verde ganha concurso de 16 milhões de euros nos Países Baixos

  • Lusa
  • 23 Dezembro 2022

As empresas da Brisa Via Verde e A-to-Be ganharam o concurso internacional de 16 milhões de euros para gerir a cobrança de portagens eletrónicas na autoestrada A24 que serve a zona de Roterdão.

As empresas da Brisa Via Verde e A-to-Be ganharam o concurso internacional de 16 milhões de euros para gerir a cobrança de portagens eletrónicas na autoestrada A24 que serve a zona de Roterdão, nos Países Baixos.

Num comunicado, divulgado esta sexta-feira, a Via Verde precisa que o concurso internacional ganho prevê a cobrança de portagens 100% eletrónicas e a sua proposta está assente em tecnologia nacional desenvolvida pela empresa de tecnologia A-to-Be.

“O serviço da Via Verde e a A-to-Be, na primeira internacionalização conjunta das duas empresas, é baseado na experiência e na tecnologia desenvolvida em Portugal e usada pelos clientes da empresa há mais de 30 anos”, refere o comunicado.

O contrato prevê dois anos de implementação e cinco anos de operação, podendo ser prolongado por mais dois períodos opcionais de dois anos cada, num valor total de 16 milhões de euros.

A Via Verde afirma que o acordo inclui vários requisitos ESG (Environment, Social and Governance), como políticas de carbono zero e a inclusão na força de trabalho de pessoas portadoras de deficiência ou de baixos recursos.

Segundo a Via Verde, a A24 liga duas das principais autoestradas na área de Roterdão, a A15 e a A20, sendo que Roterdão tem um dos maiores portos do mundo que recebe mercadorias de todos os continentes que depois são distribuídos pela Europa inteira por rodovia e ferrovia.

Marta Sousa Uva, presidente da Comissão Executiva da A-to-Be, citada no comunicado refere que “a solução MoveBeyond Tolling BackOffice que vai ser aplicada neste projeto foi totalmente desenvolvida em Portugal, encontrando-se também implementada e testada em vários clientes nos EUA”.

A Via Verde vai gerir o serviço de pagamento de portagens e a relação com os clientes finais.

Neste concurso, as empresas portuguesas da Brisa, foram selecionadas numa short-list de cinco empresas que incluía empresas concorrentes da Alemanha e da França.

A autoestrada A24 na zona de Roterdão será a terceira autoestrada neerlandesa a contar um sistema de portagens eletrónicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Via Verde ganha concurso de 16 milhões de euros nos Países Baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião