5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 29 Dezembro 2022

BdP divulga indicadores sobre a evolução do sistema bancário e a estabilidade financeira do país. O Governo apresenta as tendências de preços da energia para 2023 e a TAP vota a proposta salarial.

Esta quinta-feira, o BdP divulga dados sobre a evolução do sistema bancário e a estabilidade financeira do país. É ainda apresentada a síntese da execução orçamental até ao mês de novembro. Os portugueses ficam a saber o que esperar dos preços da energia para 2023. A greve da CP e inicia-se da Metro Transportes do Sul. Os tripulantes da votam a proposta salarial.

DGO divulga execução orçamental até novembro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta quinta-feira a síntese de execução orçamental até ao mês de novembro. O documento apresenta a análise da cobrança das receitas previstas e do pagamento das despesas anteriormente fixadas no Orçamento do Estado. Em outubro, as administrações públicas registavam um saldo positivo de 2,5 mil milhões (uma melhoria face ao verificado no mesmo período do ano anterior), que resultou do crescimento da receita (em 14,7%) face à despesa.

Como tem evoluído o sistema bancário e a estabilidade financeira do país?

O Banco de Portugal (BdP) publica vários indicadores. Relativamente ao terceiro trimestre do ano, os portugueses ficam a saber informações sobre a evolução do sistema bancário (com base em indicadores como a qualidade dos ativos, liquidez e financiamento) e ainda como se encontra a estabilidade financeira do país (com base em indicadores que avaliam os riscos e vulnerabilidades da economia). A instituição divulga ainda o balanço das instituições financeiras monetárias relativo ao mês de novembro.

Tripulantes da TAP votam proposta salarial para 2023

Esta quinta-feira, os tripulantes da TAP vão votar a proposta salarial da empresa para 2023. O objetivo da assembleia geral do Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) é levar os associados a “decidir de forma esclarecida e em consciência”. Se o documento for aprovado, ficarão sem efeito os cinco dias de greve previstos até ao final de janeiro.

Trabalhadores da CP e Metro Transportes do Sul em greve

A greve dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal ao trabalho suplementar continua. De acordo com o definido, os trabalhadores irão exercer o seu direito até dia 2 de janeiro pelas 23h59. Esta quinta-feira, também os trabalhadores da Metro Transportes do Sul vão iniciar uma greve (que também terminará no dia 2). A empresa explora o sistema de transportes públicos através do metro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal.

O que esperar dos preços da energia para 2023?

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, e o secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, vão apresentar as tendências de preços da energia para 2023. Os portugueses ficam esta quinta-feira a saber com o que podem contar relativamente aos preços energéticos esperados para o próximo ano. A conferência de imprensa tem início às 11h no ministério do Ambiente e da Ação Climática e é transmitida nas redes sociais da República Portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião