5 coisas que vão marcar o dia

Tomada de posse de novos ministros e início do processo de revisão constitucional são os destaques da agenda desta quarta-feira.

A tomada de posse dos novos ministros, o debate de urgência no Parlamento com o Governo, o início do processo de revisão da constituição, o primeiro de dois dias de greve de 24 horas dos maquinistas da CP e o arranque das alegações finais do caso “Football Leaks” são os destaques da agenda desta quarta-feira.

Tomada de posse de novos ministros

João Galamba e Marina Gonçalves vão tomar posse como novos ministros do Governo de António Costa. Os até agora secretários de Estado estarão pelas 18 horas no Palácio de Belém para assumirem as pastas das Infraestruturas e da Habitação, respetivamente. João Galamba e Marina Gonçalves vão ficar com os cargos que até agora estavam concentrados em Pedro Nuno Santos, que demitiu-se na semana passada por causa da indemnização à ex-administradora da TAP, Alexandra Reis.

Debate de urgência no Parlamento com o Governo

Pelas 15 horas, a Assembleia da República reúne-se em plenário para um debate de urgência requerido pelo PSD sobre a “situação política e crise no Governo”. Os sociais-democratas queriam que o ministro das Finanças, Fernando Medina, viesse em representação do executivo, mas o lugar será ocupado pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Arranca revisão constitucional

Pelo meio-dia, será a cerimónia de tomada de posse dos membros da comissão eventual para a revisão da Constituição, no Parlamento. A comissão será presidida pelo social-democrata Joaquim Pinto Moreira, com a ex-ministra socialista Marta Temido como primeira vice-presidente. A comissão vai funcionar por um prazo de pelo menos três meses.

Greve de maquinistas da CP

Esta quarta-feira marca o primeiro de dois dias de greve de 24 horas por parte dos maquinistas da CP. A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), que exige aumentos salariais para lidar com os efeitos da inflação, melhores condições de trabalho e a criação de um protocolo de apoio psicológico a estes trabalhadores em caso de acidentes e colhidas na via. Os serviços mínimos vão abranger apenas 30% das viagens programadas.

“Football Leaks” nas alegações finais

A partir das 9h30, arrancam as alegações finais no julgamento do processo “Football Leaks”. Rui Pinto é o protagonista do processo, respondendo por 90 crimes, 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por tentativa de extorsão. A sessão decorre no Tribunal Central Criminal de Lisboa, na Campus da Justiça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião