É oficial. Conheça os seis novos secretários de Estado do Governo de Costa

  • ECO
  • 4 Janeiro 2023

Hugo Pires é secretário de Estado do Ambiente, Frederico Francisco fica com as Infraestruturas e Maria Rodrigues na Habitação. Pedro Sousa Rodrigues substitui Alexandra Reis no Tesouro.

Já se conhece a lista completa de nomes da mais recente remodelação no Governo de António Costa. Além dos dois novos ministros das Infraestruturas e da Habitação — João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente — entram mais seis secretários de Estado e sai um. A tomada de posse acontece já esta quarta-feira, às 18h, em Belém.

Como o ECO avançou em primeira mão, Ana Fontoura Gouveia, economista e até aqui assessora do gabinete do primeiro-ministro vai assumir o cargo de secretária de Estado da Energia e Clima no Ministério do Ambiente e Ação Climática. É a escolha do ministro Duarte Cordeiro para substituir João Galamba, cuja antiga secretaria de Estado é divida em duas. Hugo Alexandre Polido Pires, vice-presidente da bancada parlamentar do PS, será o novo secretário de Estado do Ambiente.

Por sua vez, Galamba escolheu Frederico Francisco como secretário de Estado das Infraestruturas. O engenheiro aeroespacial de 36 anos foi responsável por coordenar e elaborar o Plano Ferroviário Nacional, como tinha avançado na terça-feira à noite o Correio da Manhã.

O novo Ministério da Habitação, que será liderado por Marina Gonçalves (que também foi promovida de uma secretaria de Estado de Pedro Nuno Santos), terá como secretária de Estado Maria Fernanda da Silva Rodrigues, engenheira civil e professora auxiliar da Universidade de Aveiro.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, escolheu Pedro Nuno Pereira de Sousa Rodrigues, economista e antigo adjunto no gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização, para ocupar o cargo de secretário de Estado do Tesouro, em substituição de Alexandra Reis, que se demitiu na sequência da notícia sobre a indemnização de 500 mil euros que recebeu para sair da TAP em fevereiro. Caso que levaria também à demissão de Pedro Nuno Santos e obrigaria a mais uma remodelação no Governo de António Costa.

Na Agricultura, o secretário de Estado Rui Martinho sai por motivos de saúde entrando para o seu lugar Carla Maria Gonçalves Pereira, diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Antes de João Galamba e Marina Gonçalves, Pedro Nuno Santos acumulava as pastas do ministério das Infraestruturas e da Habitação. Com a mais recente remodelação, Costa separou os dois ministérios, explicando que “a habitação é hoje uma preocupação central na sociedade portuguesa”. O Governo passa assim a ser composto por 18 ministros e 40 secretários de Estado.

Os nomes dos novos secretários de Estado propostos por António Costa foram enviados para o Presidente da República na noite da passada terça-feira, de acordo com uma fonte citada pela agência Lusa. A tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, pelas 18h, no Palácio de Belém.

Veja a lista completa dos novos membros do Governo:

JOÃO SALDANHA DE AZEVEDO GALAMBA
Ministro das Infraestruturas

MARINA SOLA GONÇALVES
Ministra da Habitação

PEDRO NUNO PEREIRA DE SOUSA RODRIGUES
Secretário de Estado do Tesouro

ANA CLÁUDIA FONTOURA GOUVEIA
Secretária de Estado da Energia e Clima

HUGO ALEXANDRE POLIDO PIRES
Secretário de Estado do Ambiente

FREDERICO ANDRÉ BRANCO DOS REIS FRANCISCO
Secretário de Estado das Infraestruturas

MARIA FERNANDA DA SILVA RODRIGUES
Secretária de Estado da Habitação

CARLA MARIA GONÇALVES ALVES PEREIRA
Secretária de Estado da Agricultura

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial. Conheça os seis novos secretários de Estado do Governo de Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião