Incubadora do dono da Mercadona seleciona 15 startups portuguesas

Automaise, Bandora, ByAr, Datalex, Digital Manager Guru, Full Venue, GlobalSolver, Infinite Foundry, Matereo, Neroes, Nevaro, PixelAR, Sensefinity, Viexpand, Virtuleap são as portugueses escolhidas.

A Lanzadera, a incubadora e aceleradora de empresas da Marina de Empresa, em Valência, uma iniciativa de Juan Roig, o dono da cadeia espanhola de supermercados Mercadona, selecionou mais de 120 startups e, entre as selecionadas, há 15 startups portuguesas.

“Pela primeira vez, fomos para fora de Espanha para captar empresas. Portugal surpreendeu-nos alegremente pela qualidade dos empreendedores e dos seus projetos. Na generalidade, as empresas selecionadas para esta convocatória oferecem soluções tecnológicas diferenciadas, que as posicionam estrategicamente no mercado”, comenta Javier Jiménez, diretor-geral de Lanzadera, em comunicado.

Automaise, Bandora, ByAr, Datalex, Digital Manager Guru, Full Venue, GlobalSolver, Infinite Foundry, Matereo, Neroes, Nevaro, PixelAR, Sensefinity, Viexpand, Virtuleap são as portuguesas escolhidas para integrarem a Lanzadera.

As empresas estão alocadas a uma das quatro fases que constituem o programa: a fase Scale Up, que se dirige a empresa mais maduras, com um modelo testado e rentável, mas que precisam de ajuda para alcançar novas metas; a fase Growth, que impulsiona empresas com potencial, mas que procuram um crescimento mais rápido; a fase Traction, que se destina a startups numa fase inicial; e, finalmente, a fase Start, para empreendedores que ainda estão a dar forma ao seu projeto.

As equipas podem receber desde ajudas de 1.000 euros até ao financiamento de 500.000 euros, de acordo com as necessidades de cada uma. Além disso, alguns grupos terão a possibilidade de colaborar com grandes empresas através de acordos com a Lanzadera.

Desde a sua fundação, em 2013, a Lanzadera já impulsionou mais de 1.100 empresas, contribuindo para a criação de mais de 10.000 postos de trabalho. Atualmente, cerca de 300 empresas estão a receber o apoio da incubadora, nas suas instalações na Marina de Valência.

Conheça as 15 portuguesas

Automaise: otimiza a atenção ao cliente nas empresas, ajudando os agentes a melhorarem a qualidade do seu trabalho.

Bandora: trata-se de um facility manager virtual que converte qualquer edifício inteligente num edifício autónomo.

ByAr: combina realidade aumentada com outras tecnologias para criar ambientes digitais que conectam histórias, pessoas e espaços.

Datalex: software destinado à gestão diária de assuntos legais.

Digital Manager Guru: solução simplifica a execução de uma operação de vendas online.

Full Venue: utiliza IA para prever a probabilidade de um fã realizar compras, como entradas para eventos, com uma precisão de até 95%.

GlobalSolver: ajuda as empresas a resolver problemas complexos e impulsionar o valor comercial, utilizando big data analytics, machine learning e soluções de IA.

Infinite Foundry: plataforma de metaverso industrial que utiliza cálculos 3D em tempo real para impulsionar um sistema de controlo avançado que aumenta a eficiência em torno de 50%.

Matereo: plataforma destinada à manutenção preditiva de pontes.

Neroes: utiliza um dispositivo portátil que lê as ondas cerebrais para alimentar um videojogo que treina o cérebro dos atletas, aumentando o seu rendimento.

Nevaro: desenvolve soluções de saúde digital para a gestão da saúde mental.

PixelAR: plataforma que ajuda os criativos a publicar todo o tipo de conteúdos digitais, como experiências 3D e realidade aumentada.

Sensefinity: recorre a IoT, IA e blockchain para digitalizar a cadeia de abastecimento, ajudando os proprietários de bens a gerir os seus bens e o seu estado em qualquer lugar e momento.

Viexpand: solução inteligente para a monitorização e controlo de instalações industriais, com tecnologia de IA de vídeo.

Virtuleap: combina a neurociência e a realidade virtual para diagnosticar e adiar perturbações cognitivas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incubadora do dono da Mercadona seleciona 15 startups portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião