Roberto Martínez sucede a Fernando Santos na seleção portuguesa de futebol

O treinador espanhol Roberto Martínez vai suceder a Fernando Santos no comando da seleção portuguesa de futebol, com um contrato válido até 2026, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.

O treinador espanhol Roberto Martínez vai suceder a Fernando Santos no comando da seleção portuguesa de futebol, com um contrato válido até 2026, confirmou esta segunda-feira à Lusa fonte ligada ao processo.

O treinador espanhol, de 49 anos, deixou a seleção da Bélgica depois do Mundial2022, disputado no Qatar, onde foi eliminada ainda na fase de grupos, terminando um percurso de mais de seis anos, desde agosto de 2016.

Martínez – o terceiro estrangeiro na seleção lusa depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari – vai ser apresentado ainda esta segunda-feira, pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a partir das 12:00, informou o organismo.

O espanhol levou a Bélgica ao pódio no Campeonato do Mundo de 2018, ao qual chegou como líder do ranking da FIFA – comandou esta hierarquia entre 25 de outubro de 2018 e 10 de fevereiro de 2022. No Mundial disputado na Rússia, os ‘diabos vermelhos’ foram eliminados nas meias-finais pela França, que viria a sagrar-se campeã, tendo batido a Inglaterra no jogo de atribuição do terceiro lugar.

No Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia de Covid-19, a seleção belga foi afastada nos quartos de final pela Itália, depois de ter eliminado Portugal nos oitavos de final, num jogo decidido com um golo de Thorgan Hazard.

Antes de chegar à seleção belga, Martínez treinou Swansea, Wigan e Everton, em Inglaterra, e sucede na equipa das ‘quinas’ a Fernando Santos, que deixou o cargo depois da eliminação de Portugal nos quartos de final do Mundial2022, frente a Marrocos (1-0).

Ao serviço do Swansea conquistou a League One, terceira divisão do futebol inglês, em 2007/08, e venceu a Taça de Inglaterra pelo Wigan, em 2012/13.

Fernando Santos, que liderava a seleção portuguesa desde 2014, saiu em 15 de dezembro de 2022, depois de dar os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro2016 e da Liga das Nações de 2019.

Na apresentação de Martínez em conferência de imprensa, em Oeiras, o presidente da FPF deu as boas vindas ao selecionador espanhol e assegurou que tudo fará para que o seu ciclo seja “longo e feliz”. Questionado quanto à escolha do selecionador espanhol e se tal foi a primeira opção, Fernando Gomes esclareceu: “a única proposta que fizemos foi a Roberto Martínez” sendo que, “o que nos interessou foi definir o perfil do treinador necessário”.

Fernando Gomes e Roberto Martinez na Cidade do Futebol em OeirasEPA/ANTONIO PEDRO SANTOS

Já no que diz respeito aos objetivos definidos, Fernando Gomes admitiu que o objetivo da Federação é “estar em todas as competições, pelo menos, nas meias-finais”.

Roberto Martínez garante que este era um projeto desportivo que o “entusiasmava” e por isso tem grandes expectativas.

Quanto à possibilidade de contar, ou não, com o internacional português, Cristiano Ronaldo, o novo selecionador nacional sublinhou que “as decisões de futebol são tomadas no terreno”. No entanto, admitiu que, primeiro, terá de conhecer e entrar em contacto com todos os jogadores, sendo que “Cristiano Ronaldo integra essa lista”.

Martínez acrescentou ainda que o seu trabalho irá passar por “tentar da oportunidade a todos e respeitar os que já integram a seleção”, embora realce a importância de ter uma seleção “muito competitiva” e com “flexibilidade técnica” e tática. Para o treinador espanhol, “há muita flexibilidade que dependerá dos jogadores que tivermos”.

(notícia atualizada às 12h59 com declarações prestadas em conferência de imprensa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roberto Martínez sucede a Fernando Santos na seleção portuguesa de futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião