Salário dos portugueses deverá subir 4% este ano, diz WTW

Para atrair e reter talentos num contexto de elevada inflação e de um mercado de trabalho altamente competitivo, os empregadores estão dispostos a conceder subidas salariais na ordem dos 4%.

A maioria dos empregadores portugueses está a planear aumentar os seus orçamentos para suportar subidas salariais de 4% em 2023, à medida que tentam atrair e reter talentos num contexto de elevada inflação e de um mercado de trabalho altamente competitivo. Em Portugal, o aumento esperado nos salários para 2023 é superior ao aumento médio de 3,2% dos orçamentos salariais atribuído em 2022. Metade das empresas afirmou que o seu orçamento salarial é agora mais elevado do que esperavam, conclui o último “Salary Budget Planning Report” da WTW.

“Os empregadores enfrentam escolhas difíceis numa altura em que tentam controlar os custos num clima económico difícil, mas também lutam para manter os seus níveis salariais atrativos. A pressão da inflação e um mercado de trabalho competitivo estão a forçar muitos a aumentar os seus orçamentos salariais, de modo a poderem reter e atrair os melhores profissionais”, justifica Sandra Bento, associate director da WTW Portugal.

“As organizações que tiverem sucesso terão uma estratégia de recompensas mais clara e uma compreensão do que os funcionários realmente procuram”, acrescenta, em comunicado.

O principal motivo que justifica a decisão de aumentar salários é a preocupação com a inflação (86%), seguindo-se a tentativa de resposta a um mercado de trabalho mais exigente (44%) e o desejo de, com medida, conseguir melhor a retenção do talento (30%).

Cerca de 20% das empresas nacionais quer aumentar salários

Entre as empresas portuguesas que participaram no estudo da consultora, cerca de um quarto (27%) acredita ainda que as perspetivas para os seus negócios são melhores do que tinham previsto, enquanto 46% afirma que estão em linha com expectativas. Além disso, 17% planeia aumentar o número de funcionários efetivos nos próximos 12 meses.

Já no que toca a previsões de contratações, cerca de metade (52%) dos empregadores planeia recrutar novos profissionais para funções de vendas nos próximos 12 meses, enquanto 44% está a contratar para funções de TI e 39% pretende recrutar mais profissionais de engenharia.

Há sinais de otimismo nas empresas no que toca aos planos de contratação, particularmente para certas funções como vendas e TI. Embora a remuneração seja importante, há muitos outros fatores envolvidos no envolvimento e sucesso no local de trabalho, e os empregadores precisam de proporcionar uma experiência global atrativa aos seus colaboradores”, comenta Sandra Bento.

Contudo, o estudo trimestral “ManpowerGroup Employment Outlook Survey” realizado pela empresa especializada em recrutamento alerta para uma maior moderação nas previsões de contratação das empresas nacionais durante os três primeiros meses de 2023.

O atual clima de inflação e a perspetiva de recessão económica para 2023 faz com que quase metade dos empregadores (49%) pretenda manter o número de colaboradores este ano. Apenas 31% acredita que irá recrutar, enquanto 19% prevê uma redução das suas equipas.

O estudo “Salary Budget Planning Report” da WTW foi realizado em novembro de 2022 e recebeu 2.908 conjuntos de respostas de empresas de 159 países em todo o mundo. Em Portugal, responderam 403 organizações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário dos portugueses deverá subir 4% este ano, diz WTW

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião