Inflação abranda em dezembro para 6,5% nos EUA

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2023

Em novembro, a taxa de inflação homóloga tinha ficado em 7,1%. Em cadeia, os preços recuaram 0,1% em dezembro, quando tinham aumentado 0,1% em novembro.

A inflação abrandou em dezembro nos Estados Unidos para 6,5%, o nível mais baixo de 2022, de acordo com o índice CPI divulgado esta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho. Em novembro, a taxa de inflação homóloga tinha ficado em 7,1%.

Na comparação em cadeia, os preços recuaram 0,1% em dezembro, quando tinham aumentado 0,1% em novembro. Esta é a primeira diminuição registada desde maio de 2020. A evolução dos preços ficou em linha com o antecipado pelos analistas, de acordo com a MarketWatch.

É mais um pequeno passo na direção certa”, considerou Ryan Sweet, economista-chefe para os Estados Unidos da Oxford Economics, “mas a descida é atribuível antes de tudo às componentes mais voláteis do índice. A Fed [Reserva Federal] não pode apoiar-se nisso como uma fonte real de desaceleração da inflação”.

Segundo o Departamento do Trabalho, a queda dos preços dos combustíveis deu “o principal contributo para esta descida mensal”, o que compensa a subida dos preços da habitação e, principalmente, da alimentação. Em junho passado a inflação atingiu 9,1%, na comparação homóloga, o nível mais alto desde 1981.

A descida da inflação tem sido a principal prioridade da Fed, banco central norte-americano, que, no entanto, privilegia um outro indicador de inflação, o índice PCE. A instituição monetária, que tem subido as taxas de juro desde março passado, deve continuar a abrandar a atividade económica para que a pressão sobre os preços diminua de forma sustentada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação abranda em dezembro para 6,5% nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião