Tripulantes reúnem-se na quinta-feira para votar “proposta apresentada pela TAP”

Sindicato dos tripulantes convocou uma assembleia-geral de emergência para a próxima quinta-feira, tendo em vista discutir e votar uma proposta apresentada pela TAP.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) convocou uma assembleia geral de emergência para discutir e votar a proposta apresentada pela TAP. O encontro vai ser realizado na próxima quinta-feira, isto é, um dia depois da presidente executiva da companhia, Christine Ourmières-Widener, ser ouvida na Assembleia da República.

Na convocatória a que o ECO teve acesso, o SNPVAC informa os associados da TAP que o encontro vai realizar-se “no próximo dia 19 de janeiro, às 10h00, no Lisbon Marriott Hotel na Avenida dos Combatentes”, em Lisboa, sendo que na ordem dos trabalhos está a “apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela TAP”.

A administração da TAP está disponível para diminuir os cortes salariais aplicados aos trabalhadores de 25% para 20%, segundo apurou o ECO junto de fontes ligadas ao processo. O salário que fica isento de cortes deverá subir para os 1.520 euros.

Esta informação já foi transmitida aos sindicatos da companhia, com quem a gestão tem mantido reuniões. A cedência pode ser vista à luz da melhoria dos resultados da companhia aérea, já que a TAP deverá fechar o ano de 2022 com um resultado positivo, o que não acontece desde 2017, como reiterou na quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no debate no Parlamento.

A falta de acordo nas negociações levou o sindicato dos tripulantes a avançar com um pré-aviso de greve de sete dias, entre os dias 25 e 31 de janeiro, inclusive. A avançar, esta será a segunda paralisação em menos de dois meses.

Nos últimos dias a TAP tem estado sob várias polémicas, nomeadamente devido à indemnização de 500 mil euros paga pela companhia a Alexandra Reis, bem como ao “cheque” de 450 euros mensais pago a administradores e diretores para utilizarem na Uber como forma de compensação pela não renovação da frota automóvel

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tripulantes reúnem-se na quinta-feira para votar “proposta apresentada pela TAP”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião