5 coisas que vão marcar o dia

Em dia de autêntica “cimeira” ministerial no Parlamento, os primeiros portugueses entram no palco mundial de Davos e João Galamba estreia-se em alta-velocidade no Porto.

Ao segundo dia do encontro anual do Fórum Económico Mundial, o governador do Banco de Portugal e a CEO da Sonae vão participar em sessões sobre o cenário de recessão e a atração de talento, respetivamente. O projeto ferroviário para a alta velocidade e os preços da produção industrial vão estar também em destaque.

Mário Centeno e Claúdia Azevedo em Davos

A cidade suíça de Davos volta a receber o encontro anual do Fórum Económico Mundial, que arrancou esta segunda-feira e se prolonga até 20 de janeiro, sob o mote “Cooperação num mundo fragmentado”. Entre os mais de 2.700 políticos, executivos, banqueiros e académicos que se juntam para discutir o futuro da economia global estão vários portugueses. Os primeiros a intervir são o governador Mário Centeno (7h30 hora de Lisboa), num painel sobre a preparação para uma recessão; e Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, por volta das 12h, falando num painel sobre a “atração de talento”.

Três ministros ouvidos no Parlamento

É um dia forte na Assembleia da República, com três ministros a serem ouvidos durante a tarde. António Costa Silva participa na Comissão de Economia e Obras Públicas a partir das 14h. Uma hora mais tarde, Ana Mendes Godinho vai estar na Comissão de Trabalho e Segurança Social, a requerimento da IL, para falar sobre a gratuitidade das creches. Já a pedido do BE, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, será questionado primeiro sobre o novo Plano Hidrológico da Bacia do Tejo, que “corta em 40% a água do Tejo a chegar a Portugal, e o incumprimento da Convenção de Albufeira nos rios internacionais” (14h30) e depois sobre os “preços elevados e crescentes da energia” (16h).

Quanto subiram os preços da indústria em dezembro?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira, por volta das 11h, o Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) referente a dezembro do ano passado. Os dados relativos a novembro, divulgados há algumas semanas, revelaram um aumento de 14,1% nesse mês, naquele que foi o quinto mês consecutivo com tendência de abrandamento dos preços na indústria, sobretudo devido à desaceleração dos preços da energia.

Galamba estreia-se em alta velocidade

O novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai estar no Porto para participar e intervir na apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã, que está ancorado no projeto da alta velocidade ferroviária que será apresentado pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes. Na sessão agendada para as 16h30 na Câmara do Porto, além da estreia do sucessor de Pedro Nuno Santos em eventos públicos, vão ser protagonistas o autor do plano, o arquiteto catalão Joan Busquets e o autarca portuense, Rui Moreira.

Reunião do Ecofin em Bruxelas

Prossegue no Edifício Europa, em Bruxelas, a partir das 9h (hora em Lisboa), a reunião dos ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pelas Finanças, sendo Portugal representado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina. Esta segunda-feira, à entrada para o encontro do Ecofin, Medina aproveitou para afastar um cenário de recessão da economia portuguesa a curto prazo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião