Sindicatos e CGD sem acordo salarial e voltam a reunir na próxima semana

  • Lusa
  • 20 Janeiro 2023

Sindicatos indicam que "a contraproposta da CGD está muito longe do aceitável”. Nova reunião agendada para a próxima semana.

Sindicatos e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) reuniram-se esta sexta-feira para debater a revisão salarial para 2023, sem terem chegado a acordo, e agendaram uma nova reunião para a próxima semana.

“O Mais Sindicato, SBC [Sindicato dos Bancários do Centro] e SBN [Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal] reuniram-se hoje, dia 20 de janeiro, com a CGD, no âmbito do processo de revisão salarial para este ano […]. As partes tiveram oportunidade de justificar o respetivo ponto de partida, e estes sindicatos não deixaram de evidenciar que a contraproposta da CGD está muito longe do aceitável”, lê-se num comunicado conjunto.

A proposta dos sindicatos prevê 8,5% de aumento na tabela e cláusulas de expressão pecuniárias, entre outras. Em 23 de dezembro, a CGD apresentou uma contraproposta que estipula um aumento médio de 3% na tabela de revisão salarial, com um mínimo de 50 euros.

Acresce ainda uma subida de 2% no subsídio de almoço e um aumento de 3% nas restantes cláusulas de expressão pecuniária, menos de abono para falhas e ajudas de custo. Para os sindicatos, a contraproposta do banco não repõe o poder de compra e não atinge a taxa de inflação de 2022.

Esta proposta, segundo as três estruturas sindicais, não recompensa o trabalho que permitiu gerar os lucros registados pelo banco público. A isto acresce o facto de “não equacionar propostas sindicais, que vão além da tabela e das cláusulas de expressão pecuniária, e que podem contribuir para minimizar as dificuldades dos bancários, ativos e reformados”.

Contudo, a CGD e os sindicatos concordaram que “nada justifica arrastar o processo negocial”, tendo marcado uma segunda reunião para a próxima semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos e CGD sem acordo salarial e voltam a reunir na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião