Centro de tecnologias criativas TUMO abre em Coimbra. Quer formar 1.500 jovens

O primeiro de "mais centros", a abrir no país nos "próximos anos", tem num investimento estimado de cerca de sete milhões, nos primeiros quatro anos de operação.

O centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em Coimbra com o objetivo de formar 1.500 jovens em áreas como modelação 3D, animação, desenvolvimento de jogos, programação, música, design gráfico, cinema e robótica. O primeiro de “mais centros” a abrir no país nos “próximos anos”, tem um investimento estimado de cerca de sete milhões, nos primeiros quatro anos de operação.

“Existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O acesso à educação não formal em áreas tecnológicas e criativas é tipicamente limitado a alguns alunos por meio de aulas particulares. A oferta gratuita promove a igualdade de oportunidades. O TUMO é um programa complementar ao ensino formal, descomplicado e acessível. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. A implementação de um centro TUMO é uma forma eficaz de gerar impacto imediato e alargado”, explica Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal, citado em comunicado.

Instalado no edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra, o TUMO é promovido por um conjunto de empresas ligadas a Coimbra e fundações, como é o caso da Altice Portugal, BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, Critical Software, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Santander, Licor Beirão, Oxy Capital, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai) e a Câmara Municipal de Coimbra.

Qual o objetivo?

Programa educacional acessível a todos, o TUMO visa oferecer educação STEAM a 1.500 jovens, entre os 12 e os 18 anos, dando-lhes competências em oito áreas temáticas: modelação 3D, animação, desenvolvimento de jogos, programação, música, design gráfico, cinema e robótica. “Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem durante os tempos livres.”

“Através de um percurso de aprendizagem individual e personalizado, mas acompanhado por monitores, os jovens trabalham competências técnicas e sociais que depois aprofundam em workshops e laboratórios especializados. No final do seu percurso cada aluno tem um portfólio com os trabalhos realizados, um registo individual das suas aprendizagens”, refere o comunicado.

A abertura das inscrições terá início no segundo trimestre deste ano.

Fundado em 2011 em Erevan, na Arménia, o TUMO tem vindo a expandir-se estando presente o projeto em países como a Alemanha e França, num total de 14 Centros e 25.000 alunos ativos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centro de tecnologias criativas TUMO abre em Coimbra. Quer formar 1.500 jovens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião