TAP paga oito milhões a tripulantes e promete bónus caso haja acordo de empresa até final do ano
O acordo que permitiu travar nova paralisação prevê que 2.700 tripulantes de cabine recebam "compensação extraordinária" por dois anos de ajudas complementares não pagas.
No último domingo, a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) chegaram a um entendimento que levou ao recuo da greve de sete dias que iria arrancar esta semana. Para tal, a companhia aérea acordou pagar oito milhões de euros aos tripulantes de cabine, valor que corresponde a acertos relativos a ajudas de custo que não foram pagas em 2021 e 2022, avança o Diário de Notícias (acesso pago).
Na minuta do acordo, a que o jornal teve acesso, a TAP define que esse pagamento será realizado “a título de compensação extraordinária, sem sujeição às reduções retributivas previstas no acordo temporário de emergência” e “sem prejuízo do que vier a ser definido em sede do novo acordo de empresa“. Estão abrangidos por este pagamento os 2.700 tripulantes de cabine da TAP, que irão receber “numa prestação única”, até março, o montante definido com base numa matriz elaborada pelo SNPVAC.
Outro ponto que permitiu travar uma nova paralisação foi a promessa de “um prémio” — com valor a ser acordado “a posteriori entre as partes” — aos trabalhadores sindicalizados caso o novo acordo de empresa seja assinado até 31 de dezembro. Mas o presidente do SNPVAC, Ricardo Penarroias, assegura que esta cláusula não é exclusiva do acordo com os tripulantes e que também os pilotos estão abrangidos por este bónus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TAP paga oito milhões a tripulantes e promete bónus caso haja acordo de empresa até final do ano
{{ noCommentsLabel }}