Economia espanhola cresceu 5,5% em 2022

Procura interna foi a principal responsável por este desempenho, com um contributo de 2,8 pontos. Já a procura externa contribuiu com 2,6 pontos.

A economia espanhola cresceu 5,5% em 2022, ou seja, registou uma progressão idêntica à de 2021, de acordo como os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol. Espanha consegue assim dois anos consecutivos de crescimento deixando para trás a queda histórica do PIB de 11,3% na sequência da pandemia de Covid-19.

O crescimento de 5,5% supera as previsões do Executivo, que apontava para uma progressão de 4,4%. Algo semelhante ao que se passa em Portugal, já que o Executivo acabou por rever em alta as suas previsões de crescimento do ano passado para 6,8%, no final do ano, admitindo que as previsões inscritas no Orçamento do Estado já estavam ultrapassadas. O Governo acabou por igualar assim as previsões do Banco de Portugal.

A número dois do Governo espanhol, Nadia Calviño, já tinha avisado que as previsões do Executivo para a evolução da economia já estavam ultrapassadas e que Espanha iria crescer mais de 5%. Ao registar uma progressão de 5,5% a economia vizinha consegue suplantar também as previsões do Fundo Monetário Internacional (5,2%) e do Banco de Espanha (4,6%).

Foi a procura interna a principal responsável por este desempenho, com um contributo de 2,8 pontos, mas ainda assim representa uma queda de 2,4 pontos face ao ano anterior. Já a procura externa contribuiu com 2,6 pontos para o crescimento de 5,5% (mais 2,3 pontos do que em 2021).

A nível trimestral, a economia espanhola cresceu nos últimos três meses do ano os mesmos 0,2% registados no período anterior e que consistem num forte abrandamento face ao 2,2% do segundo trimestre, revela o INE. Em termos homólogos, o PIB cresceu 2,7%, ou seja, 2,1 pontos percentuais menos face À evolução do terceiro trimestre.

A contribuição da procura interna para o crescimento homólogo foi de 0,6 pontos (menos dois pontos face ao terceiro trimestre) e da procura externa foi de 2,1 pontos (menos uma décima face aos três meses anteriores).

Recorde-se que o consenso das principais instituições económicas espanholas reviu em alta (duas décimas) as suas previsões de crescimento para Espanha este ano apontando agora para uma progressão de 1,3% do PIB. Este maior otimismo resulta precisamente da antecipação de que a economia tinha registado um “melhor desempenho no último trimestre de 2022”, como sublinhou María Jesús Fernández, economista sénior deste painel (Funcas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia espanhola cresceu 5,5% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião