Hoje nas notícias: CGD, Uber e Euribor

  • ECO
  • 27 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A passagem do fundo de pensões da CGD para a CGA deverá terminar em breve, com a transferência de três mil milhões de euros. A Uber Eats deu entrada esta semana com um processo na Justiça contra a Segurança Social. E a banca está a empurrar os clientes para a Euribor a seis meses no crédito à habitação. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

CGD transfere fundo de pensões para a CGA por três mil milhões

A transferência do fundo de pensões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para a Caixa Geral de Aposentações (CGA), que teve início em 2004, está perto de terminar, segundo apurou o Jornal de Negócios. Nesta última operação, o banco público deverá transferir três mil milhões de euros para os cofres do Estado, munindo a CGA de recursos para fazer face a responsabilidades acrescidas com o pagamento das pensões aos aposentados presentes e futuros da Caixa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Uber processa Segurança Social

A plataforma Uber Eats Portugal, que agrega o serviço de distribuição do gigante da mobilidade Uber em território nacional, deu esta semana entrada, no Tribunal Administrativo de Lisboa, com um processo contra o Instituto da Segurança Social (ISS). Em causa estão contribuições sociais de estafetas, relativas a 2022, que a Uber Eats foi chamada a pagar enquanto entidade contratante.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Banca empurra clientes para Euribor a seis meses no crédito da casa

Com a inversão da política monetária, o setor financeiro regressou à antiga estratégia: está a empurrar os clientes para a taxa Euribor a seis meses, depois da aposta nos 12 meses na era dos juros negativos. Desta forma, a banca consegue assegurar a concessão de crédito, já que a taxa é mais baixa, ao mesmo tempo que a subida dos juros passará a refletir-se mais rapidamente nas margens.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Governo só decide no início de 2024 se avança com referendo à regionalização

António Costa prometeu há pouco mais de um ano realizar um referendo à regionalização em 2024, no entanto, a decisão sobre se o Governo avança mesmo para a consulta popular só será tomada no início do próximo ano. O calendário para a decisão é apertado e deixa escassa margem para fazer a consulta em 2024, além de que já se sabe que a atual direção do PSD é contra a realização do referendo e que os deputados do PS não parecem inclinados a facilitar o processo.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Portugal tem um problema de corrupção grave”, diz nova bastonária dos advogados

A nova bastonária da Ordem dos Advogados considera que o país “tem um problema de corrupção grave”, mas alega que “isso não é exclusivo dos advogados”. Questionada sobre o facto de os advogados passarem a ter o estatuto de arguidos, Fernanda de Almeida Pinheiro lembra que, num universo de cerca de 12 mil pessoas, “foram apurados três casos”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: CGD, Uber e Euribor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião