Autoeuropa tem 5.000 carros inacabados à espera de “chips”

  • ECO
  • 31 Janeiro 2023

Fábrica está novamente a produzir veículos inacabados devido a problemas no fornecimento de semicondutores. Volkswagen quer que os carros sejam finalizados num mês e meio, na pior das hipóteses.

A Autoeuropa está a enfrentar, uma vez mais, constrangimentos na produção de automóveis devido a falhas no abastecimento de chips. A fábrica foi forçada a voltar à prática de produzir veículos inacabados até que cheguem os semicondutores necessários para os finalizar. Estes problemas deverão traduzir-se num volume mais baixo de produção na fábrica da Volkswagen em janeiro, mas, em contrapartida, quando chegarem os componentes, a Autoeuropa deverá registar um número anormalmente elevado de unidades dadas como produzidas (tal como sucedeu em 2022 pelos mesmos motivos).

Neste momento, encontram-se parqueados “cerca de 5.000 T-Roc incompletos”, avançou fonte oficial do grupo Volkswagen ao Jornal de Negócios (acesso pago). De acordo com o mesmo jornal, a empresa de origem alemã está “a fazer todos os esforços para resolver a situação o mais brevemente possível”, tendo como objetivo que os veículos possam ser completados no próximo mês a mês e meio.

A Autoeuropa fechou o ano passado com o segundo maior volume de produção desde 1995 (ano em que iniciou as operações). A fábrica produziu 231.100 veículos, um número apenas inferior às 256.878 viaturas produzidas em 2019. Os números no ano anterior levaram a que o país superasse pela segunda vez a fasquia dos 300 mil veículos num ano, valor que confere o estatuto de “país produtor automóvel”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa tem 5.000 carros inacabados à espera de “chips”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião